TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º

Anatel explica fim da obrigatoriedade do uso do 0303 em ligações de telemarketing

De acordo com o órgão, há meios mais eficazes de combate às chamadas inoportunas ou abusivas

Por Redação T5 Publicado em
Oportunidades são ofertadas pelo Sine-JP
Anatel explica fim da obrigatoriedade do uso do 0303 em ligações de telemarketing (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) explicou o motivo de ter revogado a obrigatoriedade de empresas de telemarketing identificarem as ligações com o uso do prefixo 0303. De acordo com o órgão, há meios mais eficazes de combate às chamadas inoportunas ou abusivas.

A flexibilização da norma, tornada opcional, foi aprovada no último dia 7, durante reunião do Conselho Diretor da agência, em resposta a recursos e petições de entidades e empresas dos setores de telecomunicações e telemarketing, além de entidades como a Legião da Boa Vontade (LBV) e a Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Fenapaes).

Na mesma ocasião, os conselheiros aprovaram a antecipação do prazo de adesão dos grandes originadores de chamadas telefônicas ao sistema de autenticação das ligações, um dos processos do serviço de Origem Verificada. Com isso, empresas que fazem mais de 500 mil chamadas mensais terão 90 dias para se adequar à medida.

As novas medidas aprovadas pelo conselho diretor reforçam o compromisso da agência, trazendo atualizações especialmente relacionadas à obrigatoriedade de implementação do processo de autenticação para os grandes chamadores e ao incentivo à identificação do chamador para o consumidor”, disse a Anatel, em nota.

De acordo com a Anatel, o protocolo de autenticação de chamadas, também conhecido como Stir/Shaken, é tecnologia que funciona em conjunto com um sistema de identificação, que também permite a quem recebe um telefonema identificar o autor da chamada, já que, em princípio, permite a exibição não só do número devidamente registrado pelo autor da ligação, como também o nome da empresa que o registrou e até mesmo a sua logomarca, acompanhada por selo que atesta a veracidade das informações.

A adoção do mecanismo de autenticação dificultará a utilização de spoofing (mascaramento de número), pelo bloqueio das chamadas identificadas como tal, garantindo que o chamador é realmente o detentor do número que aparece na tela do celular e, na forma imposta pela agência, abrangerá 50% das chamadas cursadas na rede e não apenas 10%, como era o caso do 0303”, acrescentou a nota.



Relacionadas

Mais Lidas