Hugo Motta envia à Corregedoria pedidos de suspensão de seis deputados
O procedimento está alinhado ao regimento interno da Câmara, que estabelece rigorosa apuração para eventuais sanções aos deputados, garantindo o devido processo legal
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou nesta sexta-feira (8) à Corregedoria da Casa solicitações para a suspensão dos mandatos de seis deputados envolvidos nos recentes acontecimentos envolvendo a tomada da mesa e tentativa de impedir o início dos trabalhos legislativos. A medida é parte do processo disciplinar instaurado após os tumultos registrados esta semana.
Dos parlamentares indicados para suspensão, cinco foram apontados pelo PT e um pelo PL, partido diretamente associado à ocupação. Os deputados sugeridos pelos petistas para suspensão são: Zé Trovão (PL-SC), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Marcos Pollon (PL-MS), Julia Zanatta (PL-SC) e Paulo Bilynskyj (PL-SP). Por sua vez, o PL solicitou punição contra a deputada Camila Jara (PT-MS), que teria agredido o colega Nikolas Ferreira (PL-MG).
Motta teria manifestado especial descontentamento com a atuação de Van Hattem, Pollon e Trovão durante os atos, o que motivou os pedidos formais de suspensão. O próximo passo será a análise dos documentos pela Corregedoria, que encaminhará um parecer para a Mesa Diretora. Somente após essa avaliação, a Câmara poderá recomendar ao Conselho de Ética o afastamento dos parlamentares.
O procedimento está alinhado ao regimento interno da Câmara, que estabelece rigorosa apuração para eventuais sanções aos deputados, garantindo o devido processo legal.



