TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
educação

Fies 2025: divulgada lista de espera do segundo semestre

Todos os candidatos não selecionados na chamada única são automaticamente incluídos na lista de espera

Por Carlos Rocha Publicado em
Estudantes têm até 31 de agosto para renegociar dívidas do Fies
Fies 2025: divulgada lista de espera do segundo semestre (Foto: Reprodução/ Twitter)

Estudantes que participaram do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2025 já podem conferir se foram pré-selecionados pela lista de espera. As convocações seguem até o dia 19 de setembro, exclusivamente pela página do Fies, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que financia cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior, desde que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Convocação e etapas

Todos os candidatos não selecionados na chamada única são automaticamente incluídos na lista de espera. Para aqueles que forem convocados, será necessário:

  • Acessar o Fies Seleção com login no Gov.br;
  • Complementar a inscrição em até três dias úteis, confirmando os dados informados no ato da inscrição;
  • Comprovar as informações à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição, presencialmente ou por meio digital, em até cinco dias úteis;
  • Após aprovação da CPSA, validar os dados em um agente financeiro, em até dez dias, para então formalizar a contratação do financiamento.

Em caso de inconsistência nas informações, a instituição poderá solicitar documentação adicional.

Vagas disponíveis

Neste semestre, o MEC disponibilizou 74,5 mil vagas, dentro do total de 112 mil vagas previstas para 2025. Ao todo, o Fies 2025 recebeu 276.140 inscrições, com 111.402 candidatos, já que cada estudante pode escolher até três cursos.

A pré-seleção depende da disponibilidade de vagas no curso, turno e local ofertado, além da modalidade de concorrência escolhida.

Fies Social

50% das vagas são destinadas ao Fies Social, voltado a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025), inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Nesses casos, não é exigida a comprovação de renda, mas o estudante deverá validar outras informações com a CPSA. Na fase de complementação, o candidato poderá solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Mais informações e atualizações podem ser consultadas na página oficial do Fies:
https://acessounico.mec.gov.br/fies



Relacionadas

Mais Lidas