TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
oficializado

Trump assina tarifaço de 50% contra o Brasil

A decisão foi formalizada por meio de uma Ordem Executiva publicada pela Casa Branca e entrará em vigor no dia 1º de agosto

Por Carlos Rocha Publicado em
Donald trump atentado
Trump assina tarifaço de 50% contra o Brasil (Foto: AP Photo/Evan Vucci)

O governo dos Estados Unidos, sob comando do presidente Donald Trump, oficializou nesta quarta-feira (30) um novo tarifaço contra o Brasil, que aumenta para 50% a alíquota de importação sobre produtos brasileiros. A decisão foi formalizada por meio de uma Ordem Executiva publicada pela Casa Branca e entrará em vigor no dia 1º de agosto.

A justificativa, segundo o documento assinado por Trump, é a necessidade de responder a “práticas e ações recentes do governo brasileiro”, consideradas pelos EUA como uma "ameaça incomum e extraordinária" à sua segurança nacional, política externa e economia.

Nova ofensiva comercial

A tarifa adicional de 40% se soma aos tributos já existentes sobre os produtos brasileiros, tornando-se a mais alta entre as medidas comerciais adotadas recentemente pelos EUA contra países exportadores. O anúncio inicial havia sido feito por Trump no último 9 de julho, como parte de uma política de retaliação comercial.

No comunicado oficial, o presidente americano também menciona alegações de que o Brasil teria promovido “ataques insidiosos contra as eleições livres e contra a liberdade de expressão nos Estados Unidos”. Entretanto, não foram apresentados detalhes ou provas públicas que sustentem tais acusações.

Exportações brasileiras sob impacto

Com a mudança, todas as exportações brasileiras destinadas ao mercado americano estarão sujeitas à nova tarifa de 50%, o que deve afetar diversos setores da economia, sobretudo agronegócio e indústria.

Um exemplo prático é o etanol, que já era taxado em 2,5% antes da imposição de sobretaxas. Com a aplicação gradual das tarifas adicionais, a alíquota chegou a 12,5% e, agora, atingirá 52,5% com a nova política tarifária.

A lista completa dos produtos afetados pode ser consultada no portal oficial da Casa Branca, no link abaixo:
https://www.whitehouse.gov/presidential-actions/2025/07/addressing-threats-to-the-us



Relacionadas

Mais Lidas