Vazamento no CNJ expõe dados de 46,8 milhões de chaves Pix
Segundo o BC, foram expostos dados como nome do titular, CPF, chave Pix, instituição financeira, número da conta e agência
O Banco Central informou nesta quinta-feira (24) que dados de 46,8 milhões de chaves Pix foram acessados indevidamente no sistema Sisbajud, plataforma operada em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O incidente envolveu informações cadastrais de cerca de 11 milhões de pessoas.
Segundo o BC, foram expostos dados como nome do titular, CPF, chave Pix, instituição financeira, número da conta e agência. Nenhuma informação sigilosa, como senhas ou saldos bancários, foi acessada.
A explicação para o número elevado de chaves é que uma mesma pessoa pode registrar mais de uma chave Pix, vinculada a diferentes dados como celular, e-mail ou CPF.
O CNJ afirmou que o problema foi rapidamente identificado e corrigido. A Polícia Federal e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foram acionadas para apurar o caso.
Apesar de os dados expostos não permitirem movimentações financeiras, o CNJ alertou para possíveis golpes ou fraudes. Por isso, orienta que os usuários redobrem a atenção com mensagens, ligações ou e-mails suspeitos.
O conselho também destacou que não entra em contato com os afetados por esses meios e disponibilizará em seu site um canal oficial para consulta.



