Morre aos 93 anos José Maria Marin, ex-presidente da CBF
Causa da morte não foi divulgada, e o velório acontece ainda nesta tarde, na capital paulista
Morreu na madrugada deste domingo (20), em São Paulo, o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, aos 93 anos. Ele estava internado no hospital Sírio-Libanês. A causa da morte não foi divulgada, e o velório acontece ainda nesta tarde, na capital paulista.
Marin presidiu a CBF entre 2012 e 2015, período em que comandou a inauguração da nova sede, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, inicialmente batizada com seu nome. O prédio teve a fachada removida após os escândalos que vieram à tona nos anos seguintes.
Em 2015, foi um dos alvos de uma operação do FBI que investigava um esquema internacional de corrupção na Fifa. Foi preso na Suíça, extraditado para os Estados Unidos e, mais tarde, condenado. Marin retornou ao Brasil em 2020, durante a pandemia, após ser libertado. Em 2023, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).
Antes da atuação como dirigente esportivo, Marin teve carreira política. Atuou como vereador e deputado estadual em São Paulo entre as décadas de 1960 e 1970, e chegou a assumir o governo paulista em 1982, durante o regime militar, após ser vice de Paulo Maluf.
No futebol, também foi presidente da Federação Paulista de Futebol e chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo de 1986, no México. Seu nome ficou marcado tanto pela trajetória no esporte quanto pelas polêmicas judiciais em seus últimos anos de vida.



