TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
novidade

Caixa lança linha de crédito com garantia de imóvel, inclusive os ainda financiados

Clientes da Caixa podem dar imóvel em financiamento como garantia

Por Carlos Rocha Publicado em
Diversos setores da sociedade terão os horários alterados por conta do feriado
Caixa lança linha de crédito com garantia de imóvel, inclusive os ainda financiados (Foto: Reprodução / Agência Brasil)

A Caixa Econômica Federal iniciou a contratação de uma nova linha de crédito com garantia de imóvel, que permite a clientes pessoa física usarem imóveis urbanosquitados ou em financiamento com a Caixa — como garantia para empréstimos de livre destinação. Chamada de Empréstimo com Garantia de Imóvel Caixa, a modalidade do tipo home equity oferece taxas de juros reduzidas, com valores a partir de 1,32% ao mês.

O valor do empréstimo pode chegar a 60% do valor de avaliação do imóvel, que pode ser residencial, comercial ou misto. A novidade é a autorização para que imóveis ainda em financiamento também possam ser utilizados como garantia.

Segundo o banco, há opções personalizadas para diferentes perfis e necessidades, e o cliente pode usar o valor como desejar, mantendo o direito de habitar o imóvel normalmente, como em um financiamento tradicional. As simulações e contratações podem ser feitas tanto em agências físicas quanto em plataformas digitais da Caixa.

Atualmente, o banco possui cerca de R$ 6,7 bilhões em contratos ativos nesta modalidade, com 54 mil contratos e uma participação de 25% no mercado de empréstimos com garantia de imóvel.

A ampliação da modalidade foi possível com o Novo Marco das Garantias, instituído pela Lei nº 14.711/2023, que permite o uso de um mesmo imóvel como garantia para mais de um empréstimo. Dessa forma, quem já financiou um imóvel e quitou parte da dívida poderá acessar novos créditos com base no valor remanescente da garantia.

O prazo para pagamento pode chegar a 240 meses para operações convencionais e até 360 meses nos casos de alienação estendida, quando o cliente mantém o contrato original e contrata um novo financiamento com a mesma garantia, desde que respeitados o valor financiado e o prazo remanescente.



Relacionadas

Mais Lidas