TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
CadÚnico

Sancionada Lei que cria CNH gratuita para população de baixa renda

Multas de trânsito poderão financiar CNH para pessoas de baixa renda

Por Carlos Rocha Publicado em
Candidatos selecionados devem enviar documentação até 7 de fevereiro
Sancionada Lei que cria CNH gratuita para população de baixa renda (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (27), um projeto de lei que autoriza o uso de recursos arrecadados com multas de trânsito para custear o processo de habilitação de condutores de baixa renda. A nova lei federal também regulamenta procedimentos de transferência de veículos por meio eletrônico.

De acordo com a norma, terão direito ao benefício os brasileiros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os valores provenientes das multas poderão ser utilizados para cobrir taxas e despesas relacionadas à formação de condutores e à emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Anteriormente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determinava que os valores arrecadados com infrações fossem destinados exclusivamente à sinalização, engenharia de tráfego, fiscalização e educação no trânsito. Com a nova lei, esse escopo foi ampliado.

O projeto foi apresentado pelo deputado José Guimarães (PT-CE) e aprovado pelo Congresso Nacional no fim de maio.

Além disso, a legislação estabelece regras para a transferência eletrônica de propriedade de veículos. O contrato de compra e venda digital deverá conter assinaturas eletrônicas qualificadas ou avançadas, conforme exigido pela legislação brasileira. A vistoria veicular também poderá ser realizada de forma eletrônica, seguindo critérios definidos pelos órgãos executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal.

O contrato digital, desde que devidamente assinado pelas partes e validado pelo órgão de trânsito da União, terá validade em todo o território nacional, devendo ser aceito por todos os órgãos estaduais e distritais de trânsito.



Relacionadas

Mais Lidas