TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
banco central

Quase 10 bilhões em dinheiro esquecido: saiba como consultar e fazer o resgate automático

A plataforma permite que pessoas físicas, inclusive herdeiros, e empresas consultem e solicitem valores esquecidos em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras

Por Carlos Rocha Publicado em
SAQUE BANCO
Quase 10 bilhões em dinheiro esquecido: saiba como consultar e fazer o resgate automático

O Banco Central (BC) informou que ainda restam cerca de R$ 9,7 bilhões disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR). A plataforma permite que pessoas físicas, inclusive herdeiros, e empresas consultem e solicitem valores esquecidos em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras.

A consulta e o pedido de devolução só podem ser realizados por meio do site oficial do Banco Central: https://valoresareceber.bcb.gov.br. O processo é simples: o usuário deve clicar em “Consulte valores a receber”, preencher os dados solicitados e verificar se possui quantias a resgatar. Em caso positivo, será necessário acessar o sistema com uma conta gov.br de nível prata ou ouro para prosseguir.

Entre as novidades anunciadas pelo BC está a possibilidade de resgate automático dos valores, o que torna o processo mais ágil e acessível. A funcionalidade foi implementada para facilitar o acesso de cidadãos aos recursos esquecidos.

Após a primeira consulta, o sistema agenda uma data específica para que o usuário possa retornar e concluir a solicitação, informando os dados para transferência via PIX. Esse agendamento é baseado na data de nascimento do titular ou, no caso de empresas, na data de criação da empresa. Se o prazo for perdido, é possível solicitar um novo acesso diretamente pelo mesmo site.

O Banco Central reforçou que os valores só serão transferidos mediante o fornecimento de uma chave PIX ativa. Quem ainda não possui deve providenciar a criação da chave junto à instituição financeira desejada, para completar a operação no sistema.



Relacionadas

Mais Lidas