Trump confirma ataque dos EUA a instalações nucleares do Irã e promete novos bombardeios se não houver paz
A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou para consequências catastróficas com a escalada do conflito
/imagens%2Fdonald-trump-atentado.avif)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou neste sábado (21) que o país realizou ataques aéreos de alta precisão contra três das principais instalações nucleares do Irã: Fordow, Natanz e Isfahan. A ação, segundo ele, teve como objetivo destruir a capacidade nuclear iraniana e enviar um recado ao regime de Teerã.
“Ou haverá paz ou haverá tragédia para o Irã. Que cessem os ataques que vimos nos últimos oito dias. Hoje foi o dia mais difícil de todos, e talvez o mais letal. Mas se a paz não vier rápido, nós vamos continuar atacando com precisão e habilidade”, afirmou Trump durante pronunciamento.
A ofensiva ocorre após uma semana de intensos combates entre Israel e Irã, e marca oficialmente a entrada dos EUA no conflito. O presidente norte-americano classificou o Irã como um "valentão do Oriente Médio" e declarou que o ataque foi “um grande sucesso”.
Trump também parabenizou os militares americanos e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reforçando que as forças aliadas estão unidas para “apagar a ameaça” representada pelo Irã. “Durante 40 anos, o Irã repete ‘morte à América, morte a Israel’. E agora nós estamos quebrando as suas pernas com essas bombas”, disse.
A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou para consequências catastróficas com a escalada do conflito. Uma coletiva de imprensa no Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA, está marcada para este domingo (22) com mais detalhes sobre a operação.