Confira os dez tipos de golpes mais aplicados contra clientes bancários
De acordo com levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os golpes mais aplicados em 2024 foram os do WhatsApp
Os golpes virtuais continuam sendo uma das principais ameaças aos clientes de bancos no Brasil. De acordo com levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os golpes mais aplicados em 2024 foram os do WhatsApp, das falsas vendas e da falsa central bancária, totalizando mais de 500 mil reclamações registradas apenas nessas três categorias.
“O mundo digital traz facilidades, mas também novos riscos. A criatividade dos criminosos não tem limites, e novas modalidades de fraudes surgem constantemente para enganar a população”, alerta a entidade.
Entre os golpes mais frequentes estão:
- Golpe do WhatsApp: 153 mil reclamações
- Falsas vendas: 150 mil reclamações
- Falsa central bancária: 105 mil reclamações
- Phishing (pescaria digital): 33 mil reclamações
- Falso investimento: 31 mil reclamações
- Troca de cartão: 19 mil reclamações
- Falso boleto: 13 mil reclamações
- Devolução de empréstimo: 8 mil reclamações
- Mão fantasma: 5 mil reclamações
- Falso motoboy: 5 mil reclamações
No golpe do WhatsApp, criminosos tentam clonar a conta da vítima e se passam por ela para pedir dinheiro a amigos e familiares. A Febraban recomenda habilitar a opção “Verificação em duas etapas” no aplicativo, criando uma senha adicional de segurança.
Já no golpe da falsa venda, os estelionatários criam lojas virtuais falsas, enviam promoções inexistentes por e-mail e redes sociais, e simulam perfis de lojas conhecidas. O consumidor deve desconfiar de preços muito baixos e evitar clicar em links desconhecidos.
O golpe da falsa central bancária também tem feito vítimas. Nele, o criminoso liga ou envia mensagens fingindo ser do banco, alegando problemas na conta ou compra indevida, e solicita dados pessoais e bancários. A orientação da Febraban é: bancos nunca pedem senhas nem solicitam transferências por telefone. Em caso de dúvida, o cliente deve desligar e entrar em contato com os canais oficiais da instituição por outro número.
O Phishing, ou pescaria digital, é outra armadilha comum. Nesse golpe, links maliciosos são enviados por e-mail ou mensagem e, ao serem clicados, instalam vírus que capturam informações pessoais. A recomendação é não clicar em links desconhecidos e manter o antivírus atualizado.
O golpe do falso investimento utiliza sites de fachada e perfis falsos nas redes sociais para atrair vítimas com promessas de rendimentos altos e rápidos. A Febraban alerta: desconfie de lucros muito acima do mercado.
Outros tipos de golpe também preocupam, como a troca de cartão, o envio de boletos falsos e o falso motoboy, em que um suposto funcionário do banco vai até a casa da vítima para “recolher” o cartão.
A Febraban reforça que informação e atenção são as melhores armas contra os crimes virtuais. Em caso de suspeita, o consumidor deve buscar ajuda imediata junto ao seu banco pelos canais oficiais.



