TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
mundo

EUA vendem 20 bilhões em armas para Israel; caças f-15 e mísseis estão incluídos

Munição para tanques e morteiros também serão repassados; venda ocorre em possível expansão da guerra no Oriente Médio

Por SBT News Publicado em
Cacas eua
Um dos modelos do caça f-15 (Foto: Reprodução/DVIDS)

Os Estados Unidos aprovaram, na terça-feira (13), a venda de 20 bilhões de dólares em armas para Israel em meio a uma possível expansão do conflito no Oriente Médio. O anúncio foi realizado na terça-feira (13), pelo Departamento de Estado americano.

O Congresso foi notificado com o repasse de mais de 50 caças F-15, mísseis AR avançados de médio alcance, munição para tanques, morteiros explosivos e veículos táticos, que estão previstos no acordo.

Os contratos preveem que os equipamentos bélicos deverão ser entregues a partir de 2026, aumentando a capacidade militar do exército israelense a longo prazo. Os jatos devem chegar em 2029.

“Os Estados Unidos estão comprometidos com a segurança de Israel e é vital para os interesses nacionais dos EUA ajudar Israel a desenvolver e manter uma capacidade de autodefesa forte e pronta. Esta venda proposta é consistente com esses objetivos”, disse o Departamento de Estado, em nota.

Além do material de guerra já pronto, os Estados Unidos disponibilizarão kits de atualização para Israel modificar a própria frota de quase 25 jatos caça F-15, melhorando motores e radares, entre outras adaptações.

Tensão

No começo da semana, o novo presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, rejeitou apelos feitos por França, Alemanha e Reino Unido e prometeu responder Israel pelo ataque que matou o líder político do Hamas, Ismail Haniyeh.



Relacionadas