TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Descubra

O que é aquaplanagem e como evitá-la?

Fenômeno acontece quando há acumulo de água na pista.

Por Redação Publicado em
AQUAPLANAGEM
Direção defensiva é um dos itens indispensáveis para evitar o acidente (Imagem: Reprodução / Michelin)

Motoristas, sejam aqueles que estão em veículos de passeio ou caminhões e outras designações, devem prestar atenção a um fenômeno que pode acontecer em caso de pista molhada, quando aumenta o risco de acidentes. Trata-se da aquaplanagem.

Em resumo, o 'fenômeno' acontece quando carro "flutua" ao passar em um montante alagado. A grande questão é quando isso ocorre e o motorista não está atento. É assim que geralmente se perde o controle da direção. Entre os fatores que acontecem a aquaplanagem está a quantidade de água, tipo de asfalto, velocidade do veículo e estado de conservação dos pneus.

Como evitar?

Entre os cuidados para evitar aquaplanagem, está a direção defensiva. Prestar muita atenção no excesso de velocidade é importante. Além disso, deve-se manter a distância de outros veículos. Atenção também deve ser redobrada quanto a calibragem dos pneus.

Sobre este assunto, o uso de pneus desgastados - popularmente conhecidos como carecas - são líderes quando o assunto é acidente proveniente de aquaplanagem. Issso porque pneus que devem ser trocados trazem muitos riscos pela falta de sulcos responsáveis pelo escoamento da água e aderência.



Relacionadas