TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
SAIBA O QUE ESTÁ EM DEBATE

TSE vota regras para uso da inteligência artificial nas eleições

Texto defende possibilidade de uso da ferramenta, mas contém restrições

Por Redação Publicado em
Predio tse mcamgo abr 22062023 6
Texto defende possibilidade de uso da ferramenta, mas contém restrições (Foto: Reprodução / Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vota, nesta terça-feira (27), as regras para as eleições 2024. O foco é na utilização da inteligência artifical nas campanhas eleitorais. O texto da relatora, a ministra Cármem Lucia, prevê a possibilidade de utilizar a ferramenta, mas as restrições exigem que a informação sobre o uso da tecnologia seja divulgada de forma “explícita e destacada”.

Além disso, a norma traz vedações ao uso de qualquer “conteúdo fabricado e manipulado” com fatos sabidamente não verdadeiros, ou gravemente descontextualizados, que possam causar danos ao equilíbrio da eleição.

A minuta prevê ainda que os provedores de aplicações na internet são responsáveis pela implantação de medidas que impeçam a publicação de conteúdo irregular, que atinja a integridade do pleito.

Os demais ministros estudaram as resoluções sobre as eleições durante o fim de semana. Eles também podem sugerir mudanças. Em mais de uma oportunidade, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, defendeu punições para o uso de material manipulado por IA, fenômeno que classificou como “extremamente perigoso”. 


Relacionadas