TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
imunizante

Governo vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 municípios

Novo lote completa lista de 521 cidades que receberão o imunizante

Por Carlos Rocha Publicado em
Vacinas da dengue chegam ao Brasil
Governo vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 municípios (Foto: Divulgação/Fiocruz)

O Ministério da Saúde anunciou que nos próximos dias enviará doses de vacinas contra dengue para mais 29 municípios brasileiros. Este novo lote complementará a lista de 521 municípios selecionados para receber as doses até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 cidades já foram contempladas com os imunizantes.

A campanha de vacinação contra a dengue teve início neste mês e visa imunizar crianças de 10 e 11 anos. A partir deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome comercial do imunizante, será estendida para adolescentes de 12, 13 e 14 anos que residem nos municípios selecionados.

A escolha dos municípios para receber os primeiros lotes da vacina considerou sua localização em áreas com alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que pode provocar infecções mais graves da doença.

Essa delimitação geográfica foi estabelecida em função das dificuldades enfrentadas na produção e oferta da vacina, desenvolvida pelo laboratório Takeda. Com a chegada de mais remessas, a vacinação será expandida por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde adquiriu um total de 5,2 milhões de doses da vacina para este ano e planeja adquirir mais 9 milhões em 2025.

A Qdenga teve seu registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Em dezembro do mesmo ano, o ministério anunciou sua incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, pelo menos seis estados declararam situação de emergência devido ao aumento de casos de dengue na população. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal estão entre os locais afetados.


Relacionadas