Patryk Sofia Lykawka

Cientista brasileiro pode ter descoberto novo planeta no Sistema Solar

Possível planeta estaria localizado no chamado Cinturão de Kuiper

Cientista brasileiro pode ter descoberto novo planeta no Sistema Solar
Cientista brasileiro pode ter descoberto novo planeta no Sistema Solar (Foto: Patryk Sofia Lykawka/ Arquivo Pessoal)

Um estudo conduzido por um pesquisador brasileiro e um japonês levanta a possibilidade da presença de um novo planeta em nosso Sistema Solar. Os cientistas Patryk Sofia Lykawka, da Universidade Kindai no Japão, e Takashi Ito, do Observatório Astronômico Nacional do Japão, apontam que este planeta estaria situado no Cinturão de Kuiper, em uma região distante, e teria uma massa estimada entre 1,5 e 3 vezes a da Terra.

Segundo os pesquisadores, o planeta hipotético e vários objetos transnetunianos (TNOs) em órbitas peculiares podem ser observados como assinaturas testáveis das supostas perturbações do planeta. Essas conclusões foram publicadas em um artigo na revista científica Astronomical Journal.

Patryk Sofia Lykawka, graduado em Física e Matemática pela Unisinos e atual professor da Universidade Kindai, explicou em entrevista à agência de notícias da Unisinos que simulações indicaram a presença deste planeta além de 200 unidades astronômicas. Ele destacou que tal descoberta teria implicações significativas na compreensão do Sistema Solar e na definição de "planeta".

Lykawka ressaltou que, se confirmada, a presença deste novo corpo celeste reclassificaria o Sistema Solar, possivelmente restaurando o status de nove planetas. Além disso, seria necessário revisar as teorias atuais sobre a formação do Sistema Solar e a definição de "planeta", dada a localização e massa do possível novo integrante.

O pesquisador brasileiro reside há mais de 20 anos no Japão, onde leciona na Universidade Kindai. Este estudo promete abrir novas perspectivas para a compreensão e exploração do Sistema Solar, desafiando e enriquecendo o conhecimento científico sobre nosso cosmos.