TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
NISIA TRINDADE

Ministra da Saúde anuncia criação de centro de operações de emergência para a dengue

Mais de 240 mil casos da doença já foram registrados apenas nos primeiros dias do ano

Por Redação Publicado em
Posse nisia trindade mcamgo abr 020120231818 7
(Foto: Agência Brasil)

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou, nesta quinta-feira (1º), que o governo irá implementar um centro de operações de emergência para conter o avanço da dengue no Brasil. A iniciativa, segundo ela, será coordenada com estados e municípios, que deverão focar em antecipar diagnósticos e realizar a logística de vacinação.

A vacina é nossa esperança para um futuro sem dengue, mas, hoje, ela não é o instrumento de maior impacto. Temos que, principalmente, prevenir e cuidar: fazer o controle dos focos do mosquito em nossas casas e cuidar de quem adoece”, disse Nísia.

A criação do centro de operações de emergência acontece em meio ao aumento de casos de dengue no país. Apenas em janeiro, o país registrou mais de 240 mil ocorrências da doença, um crescimento de quase 273% em comparação ao mesmo período de 2023. Em relação às mortes, o Ministério da Saúde confirmou 24 óbitos pelo vírus.

Tendas foram instaladas em algumas capitais para antecipar o tratamento de infectados, bem como para orientar a população. Duas vacinas contra a doença já foram registradas no Brasil, sendo uma da fabricante Sanofi (Dengvaxia) e outra da farmacêutica japonesa Takeda (Qdenga). A primeira opção de imunizante está disponível somente na rede particular de saúde, enquanto a segunda deve ser disponibilizada pelo SUS.

Uma terceira vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, ainda está em fase de teste, mas já apresenta eficácia de 79,6%. Diferente dos outros dois imunizantes, compostos por duas doses, a vacinação com é feita com apenas uma aplicação.



Relacionadas