TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
feriado

Proclamação da República: relembre os motivos por trás do 15 de novembro no Brasil

A Proclamação da República foi motivada pela crescente insatisfação de diversos setores da sociedade brasileira com a monarquia

Por Carlos Rocha Publicado em
Semana da Pátria é aberta na Paraíba nesta sexta-feira (1º)
Semana da Pátria é aberta na Paraíba nesta sexta-feira (1º) (Foto: Carlos Rocha/ RTC)

Nesta quarta-feira,15 de novembro, o Brasil celebra a Proclamação da República, um dos últimos feriados do ano, marcando um momento crucial na história do país. A data, aprovada pela Lei n.º 10.607, de 2002, é dedicada à memória do evento que ocorreu em 1889 e representou uma mudança significativa no sistema de governo.

A Proclamação da República foi motivada pela crescente insatisfação de diversos setores da sociedade brasileira com a monarquia. À época, o Brasil enfrentava crises sociais, religiosas e militares durante o Império, fortalecendo o discurso republicano. Além disso, a questão abolicionista também desempenhou um papel fundamental no movimento.

Grupos na sociedade, buscando maior participação política, uniram-se em um golpe que resultou na queda da monarquia e na expulsão da família real do Brasil. O imperador Dom Pedro II, enfrentando crises no Segundo Reinado, viu-se pressionado pela insatisfação militar e por demandas por maior participação política.

A falta de indenização aos fazendeiros após a abolição da escravatura também contribuiu para a insatisfação, levando fazendeiros a romperem com Dom Pedro II. O golpe foi liderado pelos militares, proclamando a república com José do Patrocínio e tendo o marechal Deodoro da Fonseca como o primeiro presidente após a proclamação.

Leia também:


Relacionadas