TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
SEGUNDO CLIMATEMPO

Entenda a diferença entre temperatura e sensação térmica

Nem sempre a maior sensação de calor acontece nas temperaturas máximas do dia, segundo o Climatempo; entenda

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Nem sempre a maior sensação de calor acontece nas temperaturas máximas do dia
Nem sempre a maior sensação de calor acontece nas temperaturas máximas do dia (Foto: Agência Brasil)

Em meio ao alerta máximo de calor que atinge 15 estados brasileiros e o Distrito Federal, segundo informado pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) na terça-feira (14), muitas vezes temos uma sensação térmica maior do que a temperatura registrada nos termômetros e os dois são influenciados por uma coisa em comum: o nível de umidade do ar.

Enquanto a temperatura representa a quantidade de calor que vem do Sol, a sensação térmica é uma estimativa que mede a reação das pessoas ao calor registrado nos termômetros.

Segundo o Climatempo, pode haver variação da nossa reação ao calor no decorrer de um dia quente e isso se deve a umidade do ar: em dias menos úmidos, o corpo humano transpira menos e o desconforto é menor; o contrário acontece quando a umidade é maior.

No caso da temperatura, quanto maior a umidade, maior a capacidade do ar em reter vapor.

Ainda de acordo com o instituto, o nível de umidade do ar não é necessariamente igual ao longo do dia, por isso, nem sempre nos picos de temperatura do dia significam a maior sensação térmica de calor. Existe também uma medição chamada percepção térmica corporal, que varia de pessoa para pessoa e pode ter explicações metabólicas e emocionais.

O Climatempo ressalta que tanto níveis altos, quanto baixos de umidade do ar podem trazer prejuízos à saúde humana. No primeiro caso, ocorre o aumento de proliferação de fungos e bactérias e, no segundo, o ressecamento das vias aéreas respiratórias.

Leia também:


Relacionadas