TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
CONDIÇÕES FAVORÁVEIS

Aneel mantém bandeira verde em novembro e conta de luz segue sem taxa extra

Decisão acontece em decorrência das condições favoráveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Decisão acontece em decorrência das condições favoráveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas
Decisão acontece em decorrência das condições favoráveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas (Foto: Reprodução / Freepik)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (27), que irá manter a bandeira tarifária verde para o mês de novembro. Com a medida, que contempla todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), não haverá cobrança adicional nas contas de luz para além do que é consumido.

O anúncio acontece em decorrência das condições favoráveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, sobretudo devido ao período de chuvas no início do ano. Para o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, o cenário confirma as expectativas para o acionamento da bandeira verde, em vigor desde abril de 2022, até o fim do ano.

"A energia gerada está mais barata. Tem chovido mais nos reservatórios, e aí podemos contar com as hidrelétricas, que possuem um custo de geração mais baixo do que outras fontes. Isso sem falar do avanço das usinas eólicas e solares, sobretudo no Nordeste do país", disse Feitosa.

Lançado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, especialmente quando as condições não são favoráveis, como nos períodos de seca. As bandeiras de cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

No caso da bandeira verde, as condições de geração são favoráveis e não têm custo adicional. Na bandeira amarela, as condições são menos favoráveis e é cobrada uma taxa extra de R$ 2,989 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Já na bandeira vermelha 1, é cobrada uma taxa de R$ 6,50 a cada 100 kWh.

Leia também:


Relacionadas