'Não sabem ler, mas sabem usar camisinha', diz ministro sobre crianças
Especialistas reagiram a declaração realizada e visita a Paraíba.
A declaração do ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre como avalia o comportamento das crianças gerou críticas entre especialistas. Ele afirmou – em visita à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – que as crianças de hoje “não sabem ler, mas sabem usar camisinha”.
“O presidente pediu pra mim: 'Milton, cuide das crianças'. Crianças com nove anos não sabem ler. Sabem tudo. Com respeito a todas as senhoras aqui presentes, sabem até colocar uma camisinha. Mas não sabem que B + A é 'BA'. Estava na hora de dar um basta nisso”, afirmou o ministro.
Ribeiro, que além de ministro é pastor presbiteriano, confirmou ter retirado o que atribui a "questões de gênero" do edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Segundo ele, o Tribunal de Contas da União (TCU) deu aval para a mudança.
De acordo com o UOL, entre as reações mais contundentes está a da coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito Educação, Andressa Pellanda. "A Constituição prevê que a educação deve servir para a formação para o trabalho, para a cidadania e para a formação plena dos seres humanos. Educação deve ser inclusiva. Vai muito além de letramento ou de contas básicas de matemática, vai muito além de conteúdos curriculares, e deve passar por educação em sexualidade e contra discriminações de todo tipo".
Já enise Carreira, mestre e doutora em educação pela USP e coordenadora institucional da organização Ação Educativa, a declaração trata-se de "mais um pronunciamento vergonhoso do ministro, ancorado na ignorância, que fere marcos legais brasileiros e normas internacionais, desconstrói programas educacionais importantes e estimula a desinformação e o preconceito".