Paraíba, sábado, 21 de setembro de 2019
30° C
Busca

Portal T5

Brasil

Hoje é dia do amendoim; saiba os benefícios desse alimento

​Popular na dieta dos americanos, o amendoim possui até data oficial no calendário dos Estados Unidos: em 13 de setembro é celebrado o National Peanut Day

Por Redação Portal T5

11h24

Popular na dieta dos americanos, o amendoim possui até data oficial no calendário dos Estados Unidos: em 13 de setembro é celebrado o National Peanut Day. Contudo, não é só em terras estrangeiras que a leguminosa é apreciada e comemorada. Pesquisa Conecta, encomendada pela Abicab, revela que o amendoim é o nut preferido de 45% dos brasileiros.

Incêndio em hospital no Rio de Janeiro  deixa ao menos 11 mortos

+ Bebê de dois anos mata a mãe ao fechar vidro de carro no pescoço dela

O mesmo levantamento indica que 40% das pessoas acreditam que faz bem para a saúde e é rico em proteínas (42%). E elas não estão erradas. Fonte de vitaminas e com alto valor nutricional, o amendoim possui propriedades funcionais que contribuem com a saúde, quando consumido de forma moderada. A porção indicada é de 30 g/dia.

+ Mulher denuncia que filha de 13 anos era estuprada por padrasto em JP; suspeito está foragido

+ Saques do FGTS: Caixa inicia pagamento nesta sexta-feira (13)

O alimento é rico em vitamina E, reconhecida por seu papel antioxidante e também responsável por contribuir na preservação do sistema imunológico; vitaminas do Complexo B, que são essenciais ao sistema nervoso e ajudam na formação de neurotransmissores como a serotonina (proporciona sensação de bem-estar); além de possuir Ômega 3 e Ômega 6, cuja função combinada promove renovação celular e previne o envelhecimento.

+ Ator conta que Paulo Gustavo cortou beijo entre dois homens em 'Minha mãe é uma peça 3'

+ Mulher afirma que matou homem após ser estuprada em João Pessoa

Entre outros compostos, a leguminosa também apresenta ácidos graxos monoinsaturados, conhecidos como gorduras do bem, que contribuem para prevenção de doenças cardiovasculares, e fibras que garantem saciedade por um período superior a duas horas – o que torna o consumo de amendoim nos lanches intermediários um aliado para a adesão a planos de reeducação alimentar.

Ameaça de massacre em escola aterroriza pais e alunos na PB; delegado desmente

Polícia prende dupla com mais de 1200 papelotes de maconha, na Zona Sul de JP

Diversidade e qualidade dos produtos

Em forma de pasta, doce, torrado, com ou sem sal, o amendoim é um alimento versátil que pode ser consumido em diversas ocasiões. As indústrias do setor de Amendoim oferecem um amplo portfólio, com opções que atendem aos diferentes perfis e demandas do consumidor. A Abicab, por sua vez, zela pela qualidade desses produtos, por meio do Programa Pró-Amendoim.

Três casos de sarampo são confirmados em João Pessoa

Após um mês, mãe de torcedor morto no RN ainda cobra justiça: "Não tive mais saúde"

O selo “Qualidade Certificada Pró-Amendoim-ABICAB” é concedido a empresas associadas que atendem aos requisitos da legislação em relação aos níveis de aflatoxinas e fabricam produtos à base de amendoim totalmente seguros (auditados e monitorados pela DNV-GL).

Polícia prende mulher e apreende 15 pedras de Crack, na orla de João Pessoa

Vídeo: caminhoneiro flagra rapaz fazendo sexo com jumenta, em Campina Grande

Atualmente, o Brasil é o 14º maior produtor de amendoim in natura do mundo, tendo registrado produção de 515 mil toneladas na safra 2018/2019, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

+ Paolla Oliveira precisa passar óleo no corpo para vestir roupas justas de Vivi Guedes

+ Ex-MasterChef perde 80kg e surpreende web: "Tudo natural, na base do esforço"