Paraíba, segunda-feira, 15 de julho de 2019
30° C
Busca

Portal T5

Brasil

Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decide manter prisão de Lula

O decreto foi dado por 3 votos a 2.

Por Redação Portal T5

19h36 - Atualizado 25/06/2019 às 21h37
Foto: Reprodução / Agência Brasil

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu negar, nesta terça-feira (25), liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A análise sobre um habeas corpus em que a defesa questiona a suspeição do juiz Sérgio Moro foi adiada. 

O decreto foi dado por 3 votos a 2. Os integrantes do colegiado decidiram rejeitar uma proposta do ministro Gilmar Mendes para que Lula ficasse em liberdade até a decisão final do habeas corpus.

Em dezembro do ano passado, o julgamento foi iniciado, porém, foi interrompido antes do término. Na época, os ministros Luiz Edson Fachin e Cármen Lúcia votaram contra o pedido de liberdade ao ex-presidente, e Gilmar Mendes solicitou mais tempo para análise do caso.

Jovem sofre 23 perfurações no corpo após separação do esposo e fica em coma induzido no PR

A defesa de Lula apresentou o pedido de defesa no ano passado quando ex-juiz federal, Sérgio Moro, aceitou o convite de Jair Bolsonaro para ser ministro da Justiça.

No habeas corpus, a defesa de Lula questionou a atuação e a imparcialidade de Moro, que era o juiz responsável pela Lava Jato, no julgamento do ex-presidente na primeira instância da Justiça Federal pelo caso do triplex do Guarujá, em São Paulo.

Lula foi condenado pelo atual ministro da Justiça do governo Bolsonaro a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. O ex-presidente está preso desde abril do ano passado.