terça-feira, 25 de fevereiro de 2020
Busca

Portal T5

Brasil

Em Dallas, encontro de Bolsonaro com Bush tem situação da Argentina como pauta

Primeiro compromisso oficial do presidente nos EUA foi reunião com ex-governante norte-americano

Por Redação Portal T5

20h22

O presidente Jair Bolsonaro se encontrou na tarde desta quarta-feira (15) com o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush, durante visita oficial à cidade de Dallas, no estado do Texas. A reunião, de cerca de uma hora de duração no escritório do ex-governante americano, teve como um dos temas a situação política da Argentina.

No decorrer do dia, a Corte Suprema de Justiça decidiu acolher recursos apresentados pela ex-presidente argentina Cristina Kirchner, algo que provocou a suspensão do primeiro julgamento da ex-chefe de Estado por crime de corrupção - que deveria ter início na semana que vem.

Para Bolsonaro, a vitória da possível candidatura de Kirchner nas próximas eleições da Argentina não seria uma boa notícia.

“Na Argentina há a possibilidade de voltar a senhora ex-presidente e, em voltando, nós podemos correr o risco de, apesar de a economia deles não estar indo bem e o populismo voltar àquele local, nós termos uma nova Venezuela no sul da América do Sul. Sabemos da dificuldade da Venezuela voltar à normalidade. Mas, mais importante do que fazer um gol é evitar outro, e esse gol contra seria a Argentina voltando para as mãos da Kirchner”, disse ele.

O presidente do Brasil avaliou ainda que a situação política na América do Sul também é uma preocupação de George W. Bush. “Eu não sou vidente, mas, pelo semblante, eu entendi que ele tem preocupação não só com a Venezuela, mas com a questão da Argentina”, destacou.

No início da noite, Jair Bolsonaro postou uma foto com o ex-presidente dos EUA em seu Twitter, após o encontro.

“Na tarde de hoje encontrei-me com o ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em seu escritório no Texas. Uma saudável e produtiva conversa. Seguimos trabalhando e buscando conquistar cada vez mais a confiança do mundo no Brasil”.

Leia também:

Manifestantes protestam contra corte de verbas em instituições federais na PB

Colisão durante perseguição policial deixa um morto, na Zona Sul de João Pessoa