Paraíba, sábado, 24 de agosto de 2019
30° C
Busca

Portal T5

Brasil

5 cuidados para se ter com um notebook

Evitar comer ou beber enquanto se utiliza o computador e deixá-lo em superfícies planas e lisas são algumas das dicas

Por Redação Portal T5

13h30 - Atualizado 14/05/2019 às 12h20

Os computadores portáteis são extremamente práticos e funcionais para quem precisa se locomover com frequência dentro ou fora de casa. Mas se alguns cuidados não forem tomados, você pode acabar desgastando o seu equipamento de forma desnecessária com o uso inadequado. Os componentes de um notebook podem ser frágeis e não são à prova de líquidos ou de quedas, por exemplo. Abaixo, você confere cinco dicas para cuidar da melhor forma possível do seu laptop e reduzir o risco de eventuais problemas.

+ 'Dumbo' vira personagem de história em quadrinhos em adaptação do filme

1. Evite beber ou comer enquanto utiliza o computador

Essa dica parece óbvia e básica demais. Mas o fato é que muitos usuários acham que possuem o controle quando levam alimentos e bebidas para perto do notebook. Mesmo que você seja a pessoa mais responsável do mundo, acidentes podem acontecer. Como a maioria dos computadores portáteis possui componentes sensíveis, todo cuidado é fundamental para não danificar o dispositivo -- muitas vezes de forma permanente. Além disso, comer enquanto se mexe no notebook pode sujar o equipamento e colaborar para a proliferação de bactérias.

+ João Azevêdo anuncia concurso com 400 vagas para Fundac

2. Use cabos certificadosCada marca possui uma especificação técnica. O carregador de um notebook hp, Por exemplo, não funciona em um computador da marca Acer e vice-versa, mesmo que a entrada seja compatível. Mas o maior problema mesmo é com os cabos piratas e não certificados. Evite a todo custo utilizar desse artifício para economizar dinheiro. No final das contas, o barato pode sair caro. Dispositivos não compatíveis podem danificar permanentemente o circuito técnico do seu laptop. Portanto, siga as instruções e especificações do manual.

+ Gaeco cumpre mandados contra esquema de fraudes em mais de R$ 1 milhão em licitações

3. Use o notebook em superfícies rígidas

Muitos usuários costumam usar o notebook no colo ou na cama. É compreensível: a facilidade de mobilidade pode nos fazer acreditar que o equipamento pode operar de forma satisfatória em qualquer superfície. Mas não é verdade. Quando o computador portátil se apoia em superfícies macias, como almofadas, travesseiro ou no seu próprio colo, as saídas de ar pode ficar obstruída. Se não houver uma mesa, procure algum outro objeto plano e rígido, como um livro, por exemplo.

+ Estudantes denunciam assédio sexual em escola técnica de João Pessoa

4. Guarde o equipamento em lugares limpos

Como já foi dito, os notebooks possuem saídas de ar na parte inferior e na lateral do dispositivo para resfriar as peças internas. Quando o equipamento é guardado em um lugar com muita umidade ou poeira, além de anti-higiênico, pode acabar com essas passagens obstruídas. Isso prejudica de forma gradativa o funcionamento do computador, diminuindo o tempo de vida útil do dispositivo. O mesmo serve para o transporte do laptop.

5. Cuidado ao transportar o cabo de alimentação

Quando precisar sair de casa e levar o carregador do notebook, tome cuidado com o transporte. Nunca enrole o cabo de alimentação ao redor do adaptador ou de qualquer outro objeto para não danificar os fios de cobre. Quando precisar guardá-lo, deixe uma folga quando for enrolar o cabo. Apertar muito pode danificar o carregador permanentemente. Além disso, siga as recomendações contidas no manual para armazená-lo da melhor forma possível.