Paraíba, terça-feira, 23 de julho de 2019
30° C
Busca

Portal T5

Brasil

STF libera Lula para dar entrevistas, mesmo estando preso

A determinação foi do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli

Por Redação Portal T5

20h54
Lula está preso desde abril do ano passado, na Polícia Federal em Curitiba
Lula está preso desde abril do ano passado, na Polícia Federal em Curitiba Foto: Reuters

O Supremo Tribunal Federal (STF) liberou o ex-presidente Lula para conceder entrevistas a veículos de imprensa, mesmo estando preso na Polícia Federal de Curitiba. A decisão, tomada nesta quinta-feira (18), foi do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli.

O próprio STF, através do ministro Luiz Fuz, havia proibido Luiz Inácio Lula da Silva de ser entrevistado pela Folha de S. Paulo, em setembro de 2018, cuja autorização tinha sido dada anteriormente pelo ministro Ricardo Lewandowski.

O caso emergiu durante a campanha eleitoral, quando o ex-governante já tinha sido impedido de se candidatar novamente a presidente pela Justiça Eleitoral.

Conforme a Folha, Toffoli argumentou em um despacho de duas páginas que resolveu revogar a decisão de Fux porque a ação referente à entrevista de Lula já transitou em julgado e que, por isso, "os efeitos da liminar de Fux deixaram de existir".

Luiz Inácio Lula da Silva está preso em Curitiba desde abril de 2018, acusado de corrupção no caso do Triplex do Guarujá, após investigações da Operação Lava Jato.

Leia também:

Bolsonaro passará feriado em hotel militar com praia e em suíte usada por Lula

Alexandre de Moraes volta atrás e revoga censura de reportagens que citam Dias Toffoli