sábado, 14 de dezembro de 2019
Busca

Portal T5

Brasil

Ministério da Saúde lança guia alimentar para combater obesidade infantil

O guia para orientar os pais de crianças menores de dois anos foi lançado após a constatação de que mais de 4 milhões de crianças estão acima do peso

Por Redação Portal T5

05h55 - Atualizado 14/11/2019 às 05h55

O Ministério da Saúde lançou um guia alimentar para crianças menores de dois anos. Mais de 4 milhões de crianças brasileiras estão acima do peso.

No guia as restrições são nada de açúcar e alimentos ultra processados para crianças desta faixa etária, mas quase metade consome guloseimas industrializadas e um terço bebidas adoçadas.

O guia recomenda que comidas saudáveis sejam oferecidas à criança também fora de casa, para protegê-la das propagandas de alimentos inadequados e transformar a hora da refeição um momento de boas experiências junto com a família.

São consideradas super importantes a conversa com as crianças, atenção ao sinais de fome e saciedade. O governo também lançou uma campanha contra o sedentarismo: crianças com menos de um ano devem se movimentar por até meia hora por dia e ficar menos expostas a TV e ao celular.

Juliana Alves, mãe do Cadu, o alimentou com leite materno até os seis meses, e depois passou a dar outros alimentos, mas nada de açúcar e sal. A nutricionista Juliana Leite explica a importância de ampliar o paladar das crianças naturalmente:

"A gente não deve adicionar a fim de que essa criança experimente naturalmente os sabores originais dos alimentos né? Ampliando esse leque de contatos com os sabores diversos, também a gente vai diversificar a alimentação dessa criança".

Veja também:

Quatro pessoas pulam de ônibus durante tentativa de assalto e ficam feridas, em JP

SBT