segunda-feira, 18 de novembro de 2019
Busca

Portal T5

Brasil

Navios da Marinha chegam a Pernambuco para iniciar operação contra óleo que atinge praias

Litoral pernambucano vai servir como base para 700 fuzileiros navais, que vão atuar na limpeza e monitoramento dos locais atingidos

Por Redação Portal T5

14h24
O navio-doca multipropósito (NDM) Bahia foi um dos que atracou em Pernambuco neste domingo
O navio-doca multipropósito (NDM) Bahia foi um dos que atracou em Pernambuco neste domingo Foto: Flickr

Dois navios da Marinha do Brasil atracaram neste domingo (10) no Porto de Suape, município de Ipojuca, que fica localizado na Região Metropolitana do Recife. Eles chegaram para dar início a uma operação que visa combater o óleo que vem atingindo diversas praias do Nordeste nas últimas semanas.

Pernambuco vai servir como base para 700 fuzileiros navais, que serão distribuídos pelo Litoral do Nordeste junto a tropas, veículos e helicópteros da Marinha, que também chegaram junto com as embarcações.

De Suape, vão sair as equipes, treinadas para fazer a limpeza do material, que atuarão em cidades como Fortaleza, Salvador, Ilhéus e até em municípios da região Norte. Uma outra base será montada em Tamandaré, no litoral Sul pernambucano, de onde sairão fuzileiros para combater o óleo em Alagoas. A ideia é realizar um monitoramento de manguezais, estuários e da parte externa dos arrecifes

De acordo com um relatório elaborado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e divulgado na última sexta-feira (8), o óleo, que tem o petróleo como componente principal, já chegou a 427 localidades da costa brasileira.

As embarcações são as duas maiores da Marinha do Brasil: o navio-doca multipropósito (NDM) Bahia e o porta-helicópteros multipropósito (PHM) Atlântico. Ambos deixaram o Rio de Janeiro no dia 4 de novembro.

Leia também:

STF nega recurso e mantém proibição de grávidas em ambiente insalubre

Mega-Sena acumula e próximo sorteio deve pagar R$ 6,5 milhões, com apostas por R$ 4,50