Paraíba, sábado, 24 de agosto de 2019
30° C
Busca

Portal T5

Brasil

UFPE aparece em ranking de melhores universidades do mundo

36 universidades brasileiras aparecem no levantamento

Por Carlos Rocha

19h59

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma das trinta e seis universidades brasileirasque foram classificadas entre as 1.100 instituições de ensino superior mais importantes do mundo. O resultado é positivo na comparação com o do ano passado, quando 32 instituições do país faziam parte do levantamento.

As informações constam em ranking divulgado pela publicação britânica “Times Higher Education” (THE). A Universidade de São Paulo (USP) teve a melhor avaliação entre os institutos nacionais: ela está num grupo entre as 251 e 300 melhores universidades.

Após a posição nº 200, o ranking não considera as instituições de forma individual e passa a  considerá-las por grupos. Em 2017, a USP integrava o mesmo conjunto de universidades, no entanto a pontuação apresentou ligeira melhora em relação a critérios como ambiente de ensino, impacto das citações e perspectiva internacional.

Segundo o ranking publicado todos os anos, a segunda melhor posição do Brasil na lista é da Unicamp, que ficou entre as 401 e 500 melhores instituições analisadas. Em seguida, vem a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – a unidade de educação superior faz parte do grupo entre as 601 e 800 melhores universidades. São citadas também a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Campeã do rankig

A universidade de Oxford foi considerada a melhor do mundo, segundo a pesquisa da revista inglesa. Nesta edição,1.250 instituições de 36 países foram elencadas no levantamento. A avaliação da publicação britânica usa como base número de citações em pesquisa, nível de internacionalização, grau de titulação dos professores e transferência de conhecimento para a sociedade, entre outros critérios. (Com informações da Agência Estado)