Paraíba, domingo, 09 de dezembro de 2018
28° C
Busca

Portal T5

Brasil

6 dicas essenciais para planejar sua viagem

Organizar os detalhes de uma viagem pode parecer divertido, mas é preciso atenção e planejamento para evitar, ao máximo, quaisquer problemas que possam surgir antes e durante o passeio.

Por Redação Portal T5

05h00 - Atualizado 09/08/2018 às 18h32

Viajar é uma das melhores experiências que se pode ter. Muitas pessoas, quando chegam de um destino, logo estão pensando no próximo. Organizar os detalhes de uma viagem pode parecer divertido, mas é preciso atenção e planejamento para evitar, ao máximo, quaisquer problemas que possam surgir antes e durante o passeio.

Seguem seis dicas para planejar sua próxima viagem:

Escolha seu destino com antecedência
O primeiro passo é a escolha do seu destino. “Com a definição do local a ser visitado, o viajante conseguirá pesquisar e analisar cada detalhe e ainda escolher as melhores atrações. Além disso, para os destinos que exigem visto de turista, o tempo para regularizar a documentação será maior e hábil para atualização”, explica Mário Rolim Almeida, da Allianz Global Assistance.

Acompanhe o preço das passagens 

Lembre-se: a passagem aérea representa um dos maiores percentuais dentro do investimento total em uma viagem. Por isso, se você quer economizar, pesquise com antecedência e fique atento às promoções. O executivo explica que “apesar de variar bastante em virtude do destino e período da viagem, o melhor momento para comprar a passagem é entre oito e seis meses faltantes para o dia do embarque, já que o preço tende a ser mais baixo”. Outra dica é consultar aplicativos que comparam os preços de cada companhia área e alertam sobre descontos relâmpagos.

Escolha um hotel com bom custo e benefício
Com o destino definido, documentação em dia e as passagens áreas confirmadas, o viajante deve planejar o local que ficará hospedado. “Deixar a hospedagem para última hora pode ser um grande risco, principalmente se a viagem estiver marcada para períodos de férias escolares ou feriados prolongados, onde os principais destinos contam com uma maior movimentação de turistas. Além de garantir melhores preços, é possível estudar e escolher o hotel que lhe agrade mais nos quesitos de serviços e localidade”.

Planejamento financeiro
A escolha do destino pode ser determinante para a sua viagem se manter dentro do seu orçamento. Cada lugar implica em um gasto diferente, já que os preços de passagem, acomodação, alimentação e atrações variam bastante. “Estabeleça um valor de gasto diário, assim você economiza e não cai na tentação de gastar suas economias”, ressalta Mário Rolim Almeida. “E se a viagem for para o exterior, muita atenção à variação cambial para evitar surpresas no cartão de crédito quando retornar ao Brasil”, complementa.

Elabore um roteiro base 

Com a escolha da data e do hotel, o viajante pode começar a definir os pontos turísticos e as atividades que serão realizadas. “Contar com um roteiro base ajuda a organizar melhor seus horários e visitar às principais atrações da cidade”, finaliza Mário Rolim Almeida.

Contrate um seguro viagem
Imprevistos podem acontecer a qualquer momento em qualquer lugar, seja antes ou durante a viagem. Por isso, adquirir o seguro viagem deve estar na sua lista de tarefas. Mário explica que além de garantir a tranquilidade antes e durante todo o passeio, dependendo das coberturas contratadas, o seguro pode também garantir a saúde financeira. “Despesas médicas fora do Brasil são extremamente caras. Além disso, o ressarcimento de bagagens extraviadas, auxílio na ocasião de perda ou roubo de documentos ou cancelamento de viagens de última hora são imprevistos que podem ocorrer e que estão entre as coberturas que podem ser contratadas do seguro viagem”, explica o executivo.