Paraíba, domingo, 19 de agosto de 2018
22° C
Busca

Portal T5

Brasil

Pela 14ª vez, Beija-Flor de Nilópolis é a grande campeã do Carnaval do Rio

A escola levou à Sapucaí um enredo baseado nas mazelas nacionais, e conquistou o público.

Por Vitor Feitosa

16h31
O desfila da Beija-Flor teve foca nas mazelas sociais do Brasil.
O desfila da Beija-Flor teve foca nas mazelas sociais do Brasil. Imagem: Mauro Pimentel/AFP

A Beija-Flor de Nilópolis é a grande campeã do grupo especial dos desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro 2018, após a apuração dos votos realizada na tarde desta quarta-feira de cinzas (14).

Este é o 14º título do Carnaval do Rio da Beija-Flor, que só perde para a Portela e a Mangueira em número de conquistas.

A escola completa exatamente 70 anos de fundação em 2018, e levou à Sapucaí um enredo diferente, baseados nos “monstros nacionais”, como corrupção, agressões à natureza, uso indevido de impostos, disparidades sociais, violência, intolerância, entre outros. O tema ainda fez um paralelo homenageando o romance “Frankstein”, da autora Mary Shelley, que completa 200 anos.

Até mesmo uma encenação da “farra dos guardanapos”, que fez parte do esquema criminoso do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, foi realizada. De forma geral, o discurso promovido pela Beija-Flor no desfile teve um teor anti-corrupção, que acabou sendo comprado por muita gente.

Outro destaque também foi o carro alegórico “anti-LGBTfobia”, comandado pela cantora drag Pablo Vittar, um dos maiores sucessos da música no Brasil recentemente. Já o samba enredo, cantado como sempre por Neguinho da Beija-Flor, foi “Monstro é aquele que não sabe amar”.

As seis escolas mais bem colocadas na classificação agora voltam ao sambódromo neste sábado (17) para o desfile das campeãs. Confira a classificação geral:

1. Beija-Flor

2. Paraíso do Tuiuti

3. Salgueiro

4. Portela

5. Mangueira

6. Mocidade Independente de Padre Miguel

7. Unidos da Tijuca

8. Imperatriz Leopoldinense

9. Unidos de Vila Isabel

10. União da Ilha do Governador

11. São Clemente


Rebaixadas:

12. Grande Rio

13. Império Serrano