Paraíba, sexta-feira, 25 de maio de 2018
21° C
Busca

Portal T5

Brasil

Quaresma começa nesta quarta-feira (14); saiba o significado do período para os católicos

O período de Quaresma antecede a Páscoa, considerado o ápice do calendário católico.

Por Vitor Feitosa

20h40 - Atualizado 14/02/2018 às 07h02
A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo.
A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Foto: Reprodução/Internet

Esta quarta-feira de cinzas (14), além de ser a data que marca o fim do Carnaval no Brasil, também é o símbolo do início da Quaresma, um período importante para a Igreja Católica, que antecede a Páscoa – quando comemora-se a ressurreição de Jesus Cristo.

Mas afinal, o que significa a Quaresma para os católicos? Bem, ela dura pouco mais de 40 dias, e os religiosos normalmente encaram o período com uma maior espiritualidade, dando prioridade ao jejum, à penitência e à conversão.

É comum também que os católicos façam algum tipo de promessa, como retirar de sua rotina algo desnecessário, fazer jejum de bebida alcoólica ou até mesmo tentar promover mais ações de caridade.

O tempo de Quaresma ainda se destaca por ter uma participação mais ativa dos cristãos em atividades e celebrações religiosas, especialmente porque envolve o lançamento da Campanha da Fraternidade, que em 2018 traz o tema “Fraternidade e Superação da Violência”, além do lema “Vós sois todos irmãos”.

Este ano, a Páscoa será celebrada no primeiro domingo de abril (dia 1º), sendo considerado o ápice do calendário cristão.

Leia também:

Senac oferta quase 700 vagas em cursos de qualificação na PB

ONU pede que países levem conflito sírio ao Tribunal Penal Internacional