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Dia dos mestres

Desafio diário de ser professor nos dias atuais

"O ambiente escolar sempre me pareceu atrativo, peculiar e desafiador", disse a professora

Por Redação Publicado em
Pedagoga e especialista em psicopedagogia institucional Bruna Kedman

Neste domingo (15) é comemorado o dia dos professores. Nessa data em 1827, Dom Pedro I baixou um Decreto Imperial na qual criou o Ensino Elementar no Brasil, nesse documento continha bastante informações, como, descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. Porém, só em 1947, 120 anos após esse referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado aos professores e mestres.

Muita coisa mudou durante a história e também o perfil desse profissional. A falta de reconhecimento e também as condições de trabalho tem atraído poucos alunos para essa profissão. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a cada 100 jovens que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciatura no país, apenas 51 concluem o curso. Entre os que chegam ao final do curso, só 27 manifestam interesse em seguir carreira no magistério.


Para a pedagoga e especialista em psicopedagogia institucional, Bruna Kedman, “A escolha da carreira profissional está intimamente atrelada a aspectos pessoais, relacionados a habilidades e sonhos; como também ao olhar que a sociedade constrói acerca de determinada profissão”, comentou.

A professora conta que interesse pela docência teve início na escola, enquanto estudante. “O ambiente escolar sempre me pareceu atrativo, peculiar e desafiador. Mas, para muitos jovens, as experiências negativas naquele espaço podem ter sido fulcrais na decisão de não seguir a carreira docente”, afirmou.

Bruna Kedman ainda relata que as contradições inerentes ao fenômeno educativo, assim como as difíceis condições de trabalho são bastante significativas para desestimular jovens que estão nesse processo de escolha. Ela ainda esclarece que a ausência de estímulos positivos faz com que o ingresso em cursos de licenciatura seja resultado de uma segunda opção ou simplesmente um “passa tempo” até que se consiga entrar no curso dos sonhos. Essa entrada sem a intenção em permanecer na carreira, é um dado preocupante, visto que muitos “profissionais” vão para o mercado de trabalho sem entender a importância de sua prática, agindo de forma descompromissada e, consequentemente, contribuindo para desvalorização da docência e do reconhecimento do professor como um profissional.

“Políticas públicas ineficazes, o baixo piso salarial, o desrespeito que protagoniza as instituições, assim como a falta de compromisso e cientificidade na prática pedagógica de muitos docentes são os principais aspectos que influenciam negativamente o olhar que sociedade tem sobre a docência”

afirmou a pedagoga e especialista em psicopedagogia institucional, Bruna Kedman citação.

Bruna ainda esclarece que em meio a tantas dificuldades e fragilidades há também aqueles que levam a educação a sério e essa atitude é refletida em práticas inovadoras e humanizadas que, apesar de pouco divulgadas e valorizadas, são reais e têm mudado a vida de milhares de pessoas em todo o país. É nesse sentido, ancorados na ideia de que fazer uma educação de qualidade é possível, que devemos comemorar a luta contínua dos profissionais da educação.

Desafios do professor na Era Digital em sala de aula:

Para a professora universitária, Geanne Lima, usar as tecnologias digitais em favor do ensino para aprendizagem se tornou um dos maiores desafios do professor. “Não podemos proibir o uso das ferramentas na sala de aula. O profissional precisa desenvolver práticas que permitam que esses aparatos sejam utilizadas em função do ensino, pois estamos vivenciando a Era Digital”, disse.


Ainda de acordo com Geanne Lima, é importante salientar que os profissionais da educação desenvolvam práticas que potencializem através dessas ferramentas a relação de aprendizagem. “Antes tinha o modelo tradicional de ensino e nos dias atuais os professores precisam estar atualizados para conseguir passar o conteúdo de forma clara e didática”, esclareceu.


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