sábado, 28 de novembro de 2020
Busca

Portal T5

Especialista alerta sobre a importância de se hidratar no verão

Uma alimentação equilibrada e uma ingestão adequada de líquidos pode ajudar a evitar esse quadro.

Por Redação Portal T5

12h11

Sol e calor, uma combinação perfeita que pode contribuir para desidratação. E é no verão, na época mais quente do ano e de altas temperaturas, que os cuidados com a hidratação do corpo devem ser redobrados, uma vez que a perda de água pelo organismo se torna maior nessas condições.

E quando a perda de água se torna maior do que a reposição, o organismo entra em processo de desidratação. Um problema grave que, se não for tratado, pode culminar em morte, em casos extremos. Uma alimentação equilibrada e  uma ingestão adequada de líquidos pode ajudar a evitar esse quadro.

O nutricionista clínico e coordenador do curso de Nutrição da Faculdade Internacional da Paraíba, Rodrigo Dutra, explica que existem várias formas de hidratar o corpo, seja por meio da ingestão de sólidos, como frutas e legumes, ou através das várias opções de líquidos.

“Contamos com muitas opções de hidratação. A água é a mais conhecida, mas temos a água de coco, rica em sais minerais e nutrientes, além das frutas como melancia, melão e legumes como o pepino, que é predominantemente formado por água. Chás gelados e sucos também podem ser consumidos com essa finalidade”, pontuou.

A hidratação deve ser contínua e não só no verão. Mas nessa época e, principalmente, durante a permanência em praias ou atividades sob o Sol precisa ser reforçada.