Paraíba, quarta-feira, 17 de julho de 2019
30° C
Busca

Portal T5

Hemocentro da PB realiza coleta de sangue durante McDia Feliz neste sábado (25)

O evento acontece na McDonald's da Ruy Carneiro no bairro de Tambaú, em João Pessoa.

Por Redação Portal T5

11h41
Dia 25 de novembro é o dia nacional do doador de sangue
Dia 25 de novembro é o dia nacional do doador de sangue Foto: Reprodução/Internet

O Hemocentro da Paraíba vai aproveitar o sábado (24) de festividades em prol de causas sociais, em função do McDia Feliz, para realizar uma coleta externa de sangue. A ação vai acontecer na McDonald’s da Av, Ruy Carneiro, no bairro de Tambaú, em João Pessoa, em uma parceria com a ONG Doe Sangue-PB.

Dinheiro arrecadado no McDia Feliz será utilizado na construção e reforma de casas

A equipe do Hemocentro vai ficar das 8h30 às 16h no estacionamento da McDonald’s. Além de incentivar voluntários a doarem sangue, a atividade também tem o objetivo de divulgar informações sobre o cadastro para doação de medula óssea.

Dentre os critérios para a doação de sangue, estão: ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um de pai ou mãe; estar bem de saúde; pesar acima de 50 kg; e apresentar um documento oficial e original com foto, podendo ser carteira de identidade, carteira de motorista, ou ainda, de trabalho.

O Hemocentro da Paraíba recomenda que, para doar sangue, o voluntário compareça ao evento bem alimentado, evitando alimentos gordurosos, além de evitar ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos 2 horas. Durante a coleta externa, profissionais do Hemocentro também vão tirar dúvidas sobre os procedimentos para se inscrever no cadastro para ser doador de medula óssea.

Segundo o Núcleo de Ações Estratégicas do órgão, houve aumento de 5,74% no número de doações entre os anos de 2016 e 2017. Já em 2018, no comparativo de janeiro a julho, houve um aumento de 3,45% com relação ao mesmo período do ano anterior.

McDia Feliz em 2017, na McDonald's da Av. Ruy Carneiro
McDia Feliz em 2017, na McDonald's da Av. Ruy Carneiro Foto: Leandro Santos

McDia Feliz

Em 2018, o McDia Feliz será realizado no último sábado de agosto, dia 25. Com a parceria junto à McDonald’s, todo o valor arrecadado com a venda de sanudíches Big Mac no dia do evento em solo paraibano é repassado à ONG Donos do Amanhã, associação sem fins lucrativos que atende crianças que lutam contra o câncer em toda a Paraíba.

A Rede Tambaú de Comunicação (RTC) é a única empresa de comunicação que tem parceria com a iniciativa, já há bastante tempo. Neste ano, a cobertura será ainda maior, envolvendo pela primeira vez a rádio Jovem Pan João Pessoa e o Portal T5, acompanhado o evento por completo. No sábado (25), inclusive, haverá também um programa especial na TV Tambaú exclusivamente sobre o McDia Feliz, das 12h30 às 14h15.

“Este ano nós estamos com o valor do ticket de R$ 16,50. É muito importante essa venda direta dos tickets, porque ela vem exclusivamente para os projetos da Donos do Amanhã. Nós estamos com alguns pontos de venda, como aqui na sede ONG, em frente ao Hospital Laureano, e na Sonho Doce – a dos Shoppings Manaíra e Mangabeira, e também no Centro”, explica Katiane América, diretora Financeira da ONG Donos do Amanhã.

Leia também:

Contagem regressiva para o McDia Feliz; RTC é parceira do evento

Doações para o McDia Feliz podem ser feitas por depósito bancário