Paraíba, sábado, 21 de setembro de 2019
30° C
Busca

Portal T5

TV Tambaú, há 27 anos na casa dos paraibanos

Com a TV Tambaú, a Paraíba passou a acompanhar os fatos que movimentam o cotidiano da população.

Por Redação Portal T5

12h00 - Atualizado 06/08/2018 às 10h47
A Rede Tambaú de Comunicação é afiliada do SBT na Paraíba. Foto atual da sede localizada na Av. Monsenhor Walfredo Leal, no bairro de Tambiá
A Rede Tambaú de Comunicação é afiliada do SBT na Paraíba. Foto atual da sede localizada na Av. Monsenhor Walfredo Leal, no bairro de Tambiá Foto: Arquivo / Portal T5

Um ciclo de renovações. Em 5 de agosto de 1991, a programação oficial referente aos 406 anos da cidade de João Pessoa revelou uma surpresa especial aos cidadãos: a capital coberta pelo verde da mata atlântica vivenciou as primeiras imagens, em definitivo, da TV Tambaú. Reportagens sobre a vida da população e as características do município marcaram a estreia da emissora.

Primeira logomarca da TV Tambaú
Primeira logomarca da TV Tambaú Foto: Reprodução / Arquivo

Às 19h daquele dia foi ao ar o telejornal Tambaú Notícias, sendo essa, a primeira produção da casa. A partir daí, a Paraíba passou a acompanhar os fatos que fidelizaram o início dos anos 90 como uma era de transformações.

Planejamento 

Antes da estreia oficial, em outubro de 1988, o Grupo Marquise (dono da empresa) foi autorizado a administrar a concessão do canal 5 (VHF). Após negociações, a avenida Monsenhor Walfredo Leal, localizada no bairro de Tambiá, na região central de João Pessoa, foi escolhida para a construção da sede.

A TV Tambaú foi inaugurada como a mais moderna emissora do estado e uma das mais importantes do Nordeste. Em 1990, as obras para construção da sede física foram concluídas e o sinal gerado pela Rede Manchete passou a ser retransmitido em caráter experimental - de forma integral - para a população do estado, estimada em cerca de três milhões e duzentas mil pessoas.

Uma das primeiras logos do Tambaú Notícias
Uma das primeiras logos do Tambaú Notícias Foto: Reprodução / Arquivo

Na frente da telinha

As primeiras edições do Tambaú Notícias foram apresentadas por Lissiane Loureiro e Lourimar Neto. Antes da entrada de Aldo Schueler (atual apresentador), o telejornal ficou sob o comando de Lissiane. Nesse período, a emissora era filiada a TV Manchete que produziu grandes sucessos, a exemplo da novela Pantanal.

Com o passar do tempo e o aprimoramento das técnicas de produção televisiva, novos programas foram agregados à grade. Neste mesmo período, em 1993, a população ganhou o Tambaú em MancheteTambaú Vídeo MusicTambaú DocumentoBartpapo e Super Jota Show.

Destaque

As primeiras produções de uma emissora paraibana exibidas em rede nacional foram da TV Tambaú já que a marca produziu documentários para o programa Documento Especial, da Rede Manchete.

Em 1994 estreou o Caso de Polícia. Líder de audiência no estado, o programa pautava os principais acontecimentos com destaque a opinião dos apresentadores e cobertura da área policial. O primeiro apresentador foi Clemilson Sousa. Na sequência, surgiu o Tambaú Debate (o programa foi apresentado por Aldo Schueler e Lissiane Loureiro). A atração também contava com a participação do comentarista político o jornalista Agnaldo Almeida. Atualmente, o apresentador Guto Brandão segue no comando.

Aos poucos, a emissora transformou-se na casa dos paraibanos.

1995

Neste ano, o SBT chegou à casa dos paraibanos através da TV Tambaú. Não demorou para que a emissora se consolidasse na vice-liderança na região. Surgiram novas atrações locais de muito sucesso. Uma delas foi o Hora do Chibata fazendo com que a população se aproximasse ainda mais da emissora.

Do jornalismo ao entretenimento, a TV Tambaú passou a ser a emissora com a maior programação local do estado.

Progresso

Já no início dos anos 2000, ocorreram os primeiros debates eleitorais (Aldo Schueler conduzia). Da primeira década dos anos 2000 ao período subsequente, a emissora e os funcionários presenciaram mudanças. Estes, acompanharam ajustes que vão desde a modernização da estrutura, como da proposta e slogans.

2010

No percusso, surgiu o Gente Fina, apresentado por Gerardo Rabelo, Rose Silveira e também Ana Ramondout. O programa ganhou o nome de Feminíssima que teve apresentações de Daniela Monteiro, Pâmela Bório, Juliana Teixeira, Marcelle Mosso e Laura Luna).

André Vajas, sueprintendente da emissora. A imagem refere-se ao lançamento da RTC
André Vajas, sueprintendente da emissora. A imagem refere-se ao lançamento da RTC Foto: Arquivo / Portal T5

2017

O ano de 2017 foi importante para a emissora que passou por inúmeras transformações. No mês de outubro, foi apresentada ao público paraibano a Rede Tambaú de Comunicação (RTC) com o lançamento do Portal T5, substituindo o Tambáu 247, e da Rádio Jovem Pan João Pessoa.

O Portal T5 e a rádio Jovem Pan já foram indicados à premiações. A Rádio Jovem Pan João Pessoa foi finalista do 1o Prêmio Jornalismo Cooperativo. A reportagem ‘Grãos de sonhos’ foi veiculada em janeiro deste ano, no programa Jornal da Manhã, e é de autoria do jornalista Guto Brandão e tem Wanderson Fernandes como coautor.

Já o Portal T5 é um dos finalistas do Prêmio NHR Brasil que reconhece as produções jornalísticas sobre a hanseníase nas categorias impresso (jornais e revistas), rádio, TV e mídia online. A reportagem que garantiu a inclusão do Portal T5 entre os indicados foi: “Mãos que curam: paraibano que venceu a hanseníase ajuda portadores há mais de 10 anos”, de autoria de Dennison Vasconcelos e Renata Nunes.

O reforço no jornalismo trouxe o reposicionamento da marca e do grupo perante o público. Também estreou o núcleo Tambaú Eventos, destinado à realização de encontros, premiações, palestras e outras ações.

Futebol

No futebol, o ano de 2018 foi marcado pelo retorno das transmissões esportivas no SBT com a Copa do Nordeste. A maior competição regional do país ganhou espaço na programação das nove afiliadas do sistema no Nordeste. Na Paraíba, o comando das transmissões foi das TV’s Tambaú e Borborema (para Campina Grande).

Na casa dos paraibanos

Atualmente, a TV Tambaú possui 12 programas que vão ao ar diariamente ou semanalmente, são eles: Tambaú Agora (com Rubens Junior); Segredos do Chef (com Wellington Almeida); Tambaú Notícias 1ª edição (com Fábio Araújo); Tambaú da Gente (com Karine Tenório); Com Você (com Sâmya Maia e Rafael Oliveira); Tambaú Esporte (com Vanessa Braz); Tambaú Notícias 2ª edição (com Aldo Schueler); Tambaú é Show (com Lidiane Morais); RC VIPs (com Ricardo Castro); Tambaú Debate: (com Guto Brandão); Tambaú Imóveis (com Rômulo Soares) e Autoplay (com Mário Sérgio).

Logo atual da TV Tambaú
Logo atual da TV Tambaú Foto: Reprodução / Arquivo

Perspectivas e futuro

A TV que caminha com a cidade seguirá nos traços da ascensão. A TV Tambaú é a emissora da família paraibana. Como mensagem, a gerente de Conteúdo, Heloísa Amorim, destacou a felicidade de fazer parte do grupo:

"É uma honra poder fazer parte da Tambaú há 8 anos. Entrei como estagiária, vi muita gente crescer aqui dentro! Algumas pessoas saíram e retornaram a boa casa, que é considerada por todos como uma grande família. A evolução do nosso conteúdo, comprometido com a qualidade, é visível e compartilhado pelos paraibanos que nos assistem diariamente", destacou.

A TV Tambaú tem buscado atender todos os públicos com o melhor conteúdo.

"A grade compreende telejornais, programas de variedades, religiosos, musicais, imobiliário, automobilístico, esportivo e talkshow. Nossas produções são destinadas tanto para público feminino como masculino, sem exclusão de faixa etária. É uma emissora nova, mas com muita história e coisas boas ainda para acontecer!", completou.