Paraíba, sábado, 21 de setembro de 2019
30° C
Busca

Portal T5

Igrejas guardam retalhos históricos de João Pessoa; assista

Por Redação Portal T5

08h05

João Pessoa, que já nasceu cidade, tem sua história entrelaçada com o catolicismo. A cada descoberta, a Coroa portuguesa enviava um representante da igreja. Em meio aos conflitos com índios nativos da região, a igreja foi o elo para apaziguar as relações.

“Cada ordem, cada irmandade, tinha sua missão. No caso dos franciscanos, eles tiveram missões em Taquara, no Litoral Sul e em Tambaú, no Litoral Norte. Cada um tinha o seu espaço de colonização, levando a religião católica para os nativos, evitando conflitos. Os franciscanos, os jesuítas, os carmelitas e os beneditos chegaram no mesmo período e daí começaram a construir os seus monumentos, que são os que temos hoje”, explicou Augusto Moraes, coordenador de cultura da Arquidiocese da Paraíba.

A Arquidiocese da Paraíba é responsável por 94 igrejas sedes de paróquia, em 49 municípios. Em João Pessoa, são 45 paróquias e algumas delas preservam a história em sua arquitetura, da época de fundação da cidade.

“Quando os colonizadores chegaram aqui, os portugueses, juntamente com os potiguaras e os tabajaras, que fizeram o pacto, foram escolher o local para construir a cidade. Eles tinham que fazer o marco. Então, foi nessa colina”, ressaltou Augusto.