Paraíba, segunda-feira, 24 de junho de 2019
30° C
Busca

Portal T5

Você sabe de onde vem o nome “Guarabira”? Saiba mais sobre a cidade

Conheça mais sobre a cidade de Guarabira, localizada no agreste paraibano.

Por Redação Portal T5

18h39 - Atualizado 28/01/2019 às 18h39
Igreja de Nossa Senhora da Luz em Guarabira.
Igreja de Nossa Senhora da Luz em Guarabira. Foto: Francisco Neto

Conheça algumas curiosidades sobre a cidade de Guarabira:

1º O primeiro nome da cidade era Vila da Independência e só depois passou a ser chamada de Guarabira.

2º O nome Guarabira vem do Tupi, Guiraobira, que significa o “chefe da tribo”.

3º Localizada no agreste da paraíba, Guarabira, é a nona cidade mais populosa do estado, com cerca de 58.492 habitantes.

4º Após um devastador terremoto em Portugal, no dia 1º de fevereiro de 1755, a família Rodrigues Gonçalves da Costa, saiu de sua terra natal e veio para o Brasil. Eles acabaram parando na cidade Guarabira, onde construíram uma capela, colocando nela a imagem de Nossa Senhora da Luz, a qual, mais tarde, tornou-se a padroeira da cidade.

5º Atualmente o Santuário Memorial Frei Damião , situado na cidade de Guarabira, é um projeto arquitetônico composto de um museu e uma estátua, em homenagem ao frade capuchinho Frei Damião. .

6º Na década de 1990, a cidade de Guarabira supriu a demanda de urucum (açafrão) no Brasil, com uma safra que chegava à 1 200 toneladas por ano.

7º Guarabira é circundada por montanhas, o que dificulta a passagem dos ventos durante os dias secos, fazendo a sensação térmica aumentar nos períodos quentes.

8º A cidade possui um aeródromo com pista asfaltada, sinalizada, hangar, com capacidade para aviões de pequeno e médio porte, localizado na rodovia PB-057, que dá acesso ao litoral norte.