segunda-feira, 18 de novembro de 2019
Busca

Portal T5

Zenóbio Toscano sobre Festa da Luz: ​"O ponto mais forte da nossa festa é a segurança"

O prefeito de Guarabira concedeu entrevista exclusiva ao Portal T5 para falar sobre as novidades da Festa da Luz 2019, que começa dia 29 de janeiro

Por Vitor Feitosa

10h00 - Atualizado 26/01/2019 às 23h38
Festa da Luz deve reunir 40 mil pessoas em 2019
Festa da Luz deve reunir 40 mil pessoas em 2019 Foto: Divulgação

O período entre o final do mês de janeiro e o início de fevereiro é especial para Guarabira, no Agreste da Paraíba. Afinal, é quando acontece a celebração em homenagem a Nossa Senhora da Luz, padroeira da cidade.

Veja a programação completa da Festa da Luz

Uma das comemorações tradicionais que encerra os festejos é a Festa da Luz, acontecendo entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, no Parque do Poeta Ronaldo Cunha Lima. Na edição de 2019, a organização do evento espera receber 40 mil pessoas e terá atrações bastante conhecidas no cenário nacional, como Wesley Safadão, Xand Avião, Mano Walter e Marília Mendonça.

Com exclusividade, o Portal T5 conversou com o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, para saber o que a festa centenária traz de novo para esse ano, entre outras questões. Confira o papo:

Zenóbio Toscano falou ao Portal T5 sobre a Festa da Luz 2019
Zenóbio Toscano falou ao Portal T5 sobre a Festa da Luz 2019 Foto: Divulgação/Secom Guarabira

Quais são as novidades para a Festa da Luz 2019?

“Nós estamos colocando pela primeira vez um equipamento que faz o reconhecimento facial e também a contagem da quantidade de pessoas. Se houver depois um problema, é fácil de reconhecer quem foi. Nas festas anteriores que fizemos, segundo a Polícia Militar, dá 40 mil pessoas por noite. Quando chegar a essa quantidade de pessoas, fecharemos os portões”

A área onde acontece o evento passa segurança?

“Construímos o Parque do Poeta, uma área de 9 hectares, onde antigamente funcionou um parque de exposições de animais em Guarabira. Esse terreno havia sido doado para o Estado com esse objetivo, e como o Estado construiu outro parque em Guarabira e não estava usando esse espaço, conseguimos trazer de volta. Com apoio do Ministério do Turismo fizemos vários serviços nessa área. Pelo espaço, nos dá muita tranquilidade. . Temos também muitas câmeras. A polícia tem um painel onde estão todas as imagens do que está ocorrendo na festa. A festa é muito segura. Agradecemos à Polícia Militar, à Polícia Civil e ao Corpo de Bombeiros por conta disso”

Acho que o ponto mais forte da nossa festa é a segurança

Zenóbio Toscano, prefeito de Guarabira

Como a Prefeitura lida com os investimentos na cidade e os recursos para a festa?

“Estamos deixando a festa em uma situação que, daqui a pouco, não vai depender de recurso nenhum do município. Na administração passada, os camarotes eram comercializados de forma privada. Então a receita deles não ficava com a prefeitura. Já aquela pessoa que coloca restaurantes na praça de alimentação não pagava nada. Hoje em dia, nós cobramos os camarotes, o frontstage e o pessoal que coloca pontos de venda de comida e bebida agora paga pelo espaço utilizado. Nós temos ainda o aumento da movimentação da economia no comércio da cidade. Aumenta muito a receita nesse período em salões de beleza, lojas de confecções, calçados e táxis, por exemplo, que nós credenciamos”

Há algo que o público precise saber?

“A bebida você pode entrar com ela. Só que na entrada, nós exigimos que coloque-a em garrafas pet. Compramos agora 12 mil garrafas. Quem trouxer garrafa de vidro, ao entrar coloca dentro da pet. Então não circula garrafa de vidro dentro da festa. As cervejas também são todas em lata”

Confira outras especiais:

Michelle Ramalho revela novidades na FPF e fala sobre expectativa para o Paraibano 2019

Deputado federal eleito, Julian Lemos diz que não esperava receber ministério: "Não é bem assim"