TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º

Josival Pereira

Trocando em Miúdos

Trocando em Miúdos destaca atuação de Hugo Motta após polêmica do projeto antifacções

Por Josival Pereira Publicado em
Trocando em Miudos
Ideia gerou forte reação do governo e de autoridades

A coluna Trocando em Miúdos desta quarta-feira (12), destacou os bastidores da crise política em Brasília que envolveu o deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar passou o dia tentando conter o desgaste provocado pela proposta do relator do projeto antifacções, Guilherme Derrite (PP-SP), de submeter as investigações da Polícia Federal à autorização dos governadores.

A ideia gerou forte reação do governo e de autoridades. A ministra Gleisi Hoffmann (PT-PR) afirmou que a proposta “blindava bandidos”, enquanto o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Rodrigues, declarou que não aceitaria a retirada de prerrogativas da instituição.

Hugo Motta articulou uma série de reuniões para apaziguar os ânimos, entre Derrite e o diretor da PF, e também se reuniu com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para buscar uma solução.

No fim do dia, Hugo anunciou um novo acordo: o relator vai retirar o substitutivo da lei antiterrorismo e criar um novo texto específico para o combate ao crime organizado. A mudança garantiu apoio do governo, do centrão e da maioria da Câmara. Segundo Josival, a ideia de limitar a atuação da PF era “absurda” e a de equiparar facções ao terrorismo, “delirante”.

Confira a coluna completa:


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.