TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º

Josival Pereira

Josival Pereira

A estaca zero de Felipe Leitão

Por Josival Pereira Publicado em
Felipe Leitao
Intervenções de Leitão na imprensa seriam um jogo de pressão (Foto: Instagram)

O deputado estadual Felipe Leitão fez duas intervenções em programas de rádio nos últimos dias, com declarações amplamente repercutidas nos portais e blogs do Estado. Em ambas, para tratar da questão do candidato a governador a ser apoiado pelo Republicanos.

Na primeira intervenção, o parlamentar revelou que negociações para definição do candidato a governador do Republicanos haviam voltado à “estaca zero”. Na segunda, avisou que um grupo do partido pode compor com o prefeito Cícero Lucena e consolidar a candidatura e a eleição do prefeito da Capital.

As declarações suscitam muitas indagações. Que estaca zero é essa? O Republicanos estava negociando a definição do candidato a governador? E o deputado Hugo Motta não já havia garantido que o partido vai com a candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro? Então existe um grupo no Republicanos cogitando confrontar a orientação de Hugo Motta e rachar com o partido? Afinal, o que estaria por trás das declarações de Felipe Leitão?

Apesar das muitas perguntas, o problema é um só: a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. O deputado Felipe Leitão tem interesse direto. É o atual vice-presidente e será presidente se o presidente Adriano Galdino for candidato a governador ou a vice-governador.

Esse parece ser o interesse imediato. Mas haveria também interesse estendido para os dois biênios instalados a partir de 2027, depois das eleições de 2026. Virando presidente antes das eleições, Felipe cria todas as condições para seguir presidente no primeiro biênio da próxima legislatura.

Observe-se, porém, que a maior parte dos interesses imediatos de Felipe Leitão somente se consumam de forma mediata. Dependem da candidatura do deputado Adriano Galdino a governador ou a vice-governador. E talvez esteja neste ponto a estaca zero fincada pelo deputado Felipe Leitão.

Os tortuosos caminhos da política sugerem, então, que as intervenções de Leitão na imprensa seriam um jogo de pressão. Para todos os lados.

De qualquer forma, contudo, o deputado Felipe depende muito mesmo é do deputado Adriano Galdino.


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.