TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º

Josival Pereira

Trocando em Miúdos

Josival Pereira chama atenção para impacto da Lei do Gabarito na orla de João Pessoa

Por Josival Pereira Publicado em
Trocando em Miudos
Segundo Josival, tema é decisivo para preservar a paisagem, a ventilação e a qualidade de vida na Capital

Durante a coluna Trocando em Miúdos desta terça-feira (14), Josival Pereira chamou atenção para os debates sobre a Lei do Gabarito, que estabelece o limite de altura das construções na orla de João Pessoa. Segundo Josival, o tema é decisivo para preservar a paisagem, a ventilação e a qualidade de vida na Capital, evitando a formação de “paredões” de prédios.

Nesta terça-feira, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza audiência pública sobre denúncias de construções acima do limite permitido. Autoridades, especialistas, movimentos sociais e moradores participam do encontro. A procuradora Vasti Cléa Marinho da Costa Lopes afirmou que a legislação municipal “desvirtua áreas de preservação permanente”, autorizando empreendimentos incompatíveis com a proteção ambiental.

Na quarta-feira (15), o pleno do Tribunal de Justiça julgará ação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) que questiona a inconstitucionalidade de dispositivos aprovados pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) no Plano Diretor e na Lei do Uso do Solo. A lei estadual estabelece 12,5 metros nos primeiros 500 metros da faixa de praia e 35 metros ao final. A legislação municipal, no entanto, libera alturas maiores antes do limite, permitindo até andares adicionais próximos à faixa de 500 metros, segundo Josival, criando riscos para o planejamento urbano da cidade.

Confira a coluna completa:


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.