João Pessoa lidera ranking de transparência na Grande João Pessoa
Na Coluna Trocando em Miúdos desta terça-feira (7), Josival Pereira trouxe em primeira mão os resultados do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) da Região Metropolitana de João Pessoa. O levantamento foi feito pelo Instituto Soma Brasil, com metodologia da Transparência Internacional – Brasil.
João Pessoa foi a única cidade da região com classificação “boa”, alcançando 76,6 pontos, um aumento de 6,1 em relação ao ano passado. A capital se manteve na liderança e se destacou em transparência legal, plataformas digitais e finanças públicas.
Rio Tinto e Cabedelo receberam classificação “regular”. Já nove das 12 cidades da região metropolitana tiveram desempenho ruim ou péssimo. Cruz do Espírito Santo ficou na última colocação, com 16,1 pontos, uma queda de 7,6 em relação a 2024.
O estudo mostrou ainda que sete municípios, entre eles Alhandra, Caaporã, Conde e Lucena, tiraram nota zero em transparência de obras públicas, o que evidencia a dificuldade de acesso da população às informações sobre gastos e investimentos municipais.



