TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º

Josival Pereira

coluna - josival pereira

O ousado movimento de Cícero para consolidar candidatura, isolar Lucas e polarizar com a direita

Por Josival Pereira Publicado em
Whats App Image 2025 09 24 at 19 43 04
O ousado movimento de Cícero para consolidar candidatura, isolar Lucas e polarizar com a direita

O prefeito Cícero Lucena parece ter retornado da peregrinação a Santiago de Compostela com disposição para avançar mais rapidamente articulações políticas visando consolidar sua candidatura a governador.

O encontro com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, nesta quarta-feira, revela a gana de Cícero em relação ao projeto de candidatura e a pressa em definir posições e alianças. O evento, em Brasília, é o que, nos bastidores, se chamaria de “grande sacada” ou “jogada”.

A reunião com Edinho Silva teve objetivo puramente político. Nada de discussão sobre parceria administrativa entre a Prefeitura de João Pessoa e a União como anotado nos releases distribuídos. Edinho pode ter muito prestígio, mas não responde pelo governo.

A missão da viagem do prefeito Cícero Lucena a Brasília parece ter sido buscar diretamente o apoio do PT. É até possível que o senador Veneziano Vital do Rego (MDB) tenha, na semana passada, tentado uma audiência com o presidente Lula, que pode ter encaminhado o problema ao presidente do PT.

O que Cicero deseja e por que a pressa?

Não é difícil imaginar que o prefeito Cícero Lucena tem, na verdade, pressa para escolher seu novo partido político. Recebeu convites do senador Veneziano Vital do Rego para se filiar ao MDB. E por que ainda não aceitou o convite? Por duas razões principais. A primeira é que a filiação ao MDB pode estreitar seu arco de alianças. Se não conseguir o apoio do grupo Cunha Lima, ficaria apenas com o MDB e outras legendas de menor porte. A garantia de aliança com o PT daria tranquilidade até para perder o apoio de Cunha Lima.

A outra razão é que uma aliança de Cícero com o PT, ele filiado ao MDB, pode isolar a candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro e reduzir a força da aliança do governador João Azevedo, além de poder gerar um quadro de polarização com direita bolsonarista na Paraíba, que deverá disputar o governo com a candidatura do senador Efraim Morais.

A estratégia é bem bolada e conta com um bom interlocutor em Brasília, que é o senador Veneziano Vital do Rego e que, embora tenha opções, ainda se encontra sem palanque no Estado.

Conta ainda com duas situações favoráveis no momento: a indefinição partidária do vice-governador Lucas Ribeiro, que espera resolução da Federação União Progressista, e o desgate público e da relação do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos), com o governo Lula e o PT.

Do outro lado, o problema principal para os intentos de Cícero reside no governador João Azevedo e sua relação com o PT nacional. Não se fala abertamente, mas haveria uma dívida do PT para com o governador, reconhecida pelo próprio presidente Lula, em função das eleições de 2022. O governador João Azevedo sustentou firme apoio a Lula apesar de o PT ter armado um palanque (candidatura de Veneziano com Ricardo Coutinho) para lhe fazer oposição. Se o PT adota Cícero, isola novamente o aliado João Azevedo.

Talvez se alegue a histórica questão de divergência politico-ideológica e de relacionamento de Cícero com o ex-governador Ricardo Coutinho. Nesse ponto, talvez não haja mais óbice. Não é Ricardo que está invadindo o espaço de Cícero, que sempre se dizia vítima do petista. É Cícero que deseja se aproximar do PT. Além disso, pragmático, Ricardo não seria obstáculo a uma articulação que possa prejudicar diretamente o governador João Azevedo, seu principal desafeto na atualidade.

Outro possível senão a ser aventado por petistas ou adversários do prefeito Cícero Lucena para tentar prejudicar a articulação desejada pode ser sua econômica menção a Lula nos últimos anos. O rebate pode ser que o deputado Aguinaldo Ribeiro e o próprio Lucas Ribeiro também não são pródigos em elogios a Lula.

De qualquer forma, registre-se que o fato da vez é um ousado movimento do prefeito Cícero Lucena para consolidar seu projeto de candidatura ao governo do Estado. E não será nenhum absurdo que ele possa ter oferecido ou esteja sonhando com uma candidatura de unidade com todos seus últimos aliados construída pelo presidente Lula


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.