Josival Pereira analisa condenação de Bolsonaro e aliados pelo STF
Na coluna Trocando em Miúdos desta sexta-feira (12), Josival Pereira analisou o julgamento que movimentou o Supremo Tribunal Federal (STF) nas últimas semanas. A Corte formou maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados, entre ex-ministros e militares, por tentativa de golpe contra a democracia brasileira.
As penas somam de 2 a 27 anos de prisão e atingem nomes como Braga Netto, Anderson Torres, Augusto Heleno e Almir Garnier. Eles foram condenados por crimes como liderança de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado e dano ao patrimônio público.
Josival destacou que, apesar de caberem recursos, a chance de reversão é mínima. Ele avaliou que Bolsonaro pode, sim, ser preso, e que apenas um golpe poderia impedir. “Chegou a hora de o Brasil deixar de lado essa disputa política louca e começar a se preocupar com o futuro”, comentou.
O colunista concluiu que as condenações podem servir de exemplo e marcar um ponto de virada na história política do país, ao punir pela primeira vez líderes envolvidos em tentativas de golpe.
Confira a coluna completa:



