TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

Coluna - Josival Pereira

MP pode entrar com ações judiciais contra Cícero caso ele não vete projeto de Tarcísio Jardim

Por Josival Pereira Publicado em
MP pode entrar com ações judiciais contra Cícero caso ele não vete projeto de Tarcísio Jardim
MP pode entrar com ações judiciais contra Cícero caso ele não vete projeto de Tarcísio Jardim (Foto: Reprodução/ redes sociais)

O vereador Tarcísio Jardim e a quase unanimidade da Câmara de João Pessoa aprontam com a aprovação de projeto de caráter homotransfóbico e pode sobrar para o prefeito Cícero Lucena.

É que o prefeito da Capital pode responder ações judiciais e medidas administrativa caso contrarie a recomendação do Ministério Público da Paraíba para que vete o projeto de lei que “proíbe” a participação de crianças nas paradas LGBTQIA+ ou se omita em relação à questão.

As possíveis implicações para o prefeito Cícero Lucena estão no último parágrafo de um extenso documento assinado pelas promotoras Fabiana Maria Lobo da Silva e Liana Espínola Pereira de Carvalho recomendando que a matéria seja vetada pelo chefe do Executivo Municipal. A advertência é bem explícita. Veja, a seguir, o teor do parágrafo:

“Adverte-se que a presente recomendação dá ciência e constitui em mora o destinatário quanto às providências solicitadas, podendo a omissão ou contrariedade na adoção das medidas recomendadas implicar o manejo de todas as medidas administrativas e ações judiciais cabíveis contra os destinatários.”

O documento das promotoras não apenas considera o projeto de lei aprovado inconstitucional.  Considera também que a matéria, em sua justificativa, incorreria nos crimes de homotransfobia, ódio, intolerância e racismo, ao que é equiparado a LGBTfobia, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal.

A recomendação ao prefeito contém 35 “considerandos” de ordem jurídica apontando a inconstitucionalidade e a natureza discriminatória do projeto aprovado.

Pelo que o último parágrafo dá a entender, o prefeito Cícero Lucena pode ser enquadrado nos crimes mencionados e ainda em medidas administrativas caso se omite ou não oponha veto ao projeto aprovado.

O projeto de lei tem recebido, além da contestação do Ministério Público da Paraíba, a reprovação de diversas entidades da sociedade civil que pugnam contra o preconceito e o direito à igualdade e à diversidade.

O prefeito Cícero Lucena ainda não se manifestou sobre o projeto do vereador Tarcísio Jardim, que foi aprovado pela bancada aliada na Câmara. Talvez ainda não tenha recebido o autógrafo do Legislativo. O mais provável, diante das reações, é que o projeto de lei seja vetado pelo prefeito.

Leia também:


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.