TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

Coluna - Josival Pereira

Tá ficando ruim: João Pessoa tem 10 trechos de praias impróprios para banho neste fim de semana

Por Josival Pereira Publicado em
Tá ficando ruim: João Pessoa tem 10 trechos de praias impróprios para banho neste fim de semana
Tá ficando ruim: João Pessoa tem 10 trechos de praias impróprios para banho neste fim de semana (Foto: RTC)

A cidade de João Pessoa tem 10 trechos de praias impróprios para banhos neste fim de semana, segundo o relatório de balneabilidade da Sudema. No litoral do Estado, são 20 trechos.

Em João Pessoa, os trechos poluídos são Bessa I, em frente à desembocadura do Maceió do Bessa; Manaíra, em frente ao número 1461 da avenida João Maurício; Manaíra, em frente à quadra; Manaíra, no final da avenida Ruy Carneiro; Cabo Branco, em frente à rotatória do Cabo Branco; Farol do Cabo Branco, em frente à galeria de água pluviais, Penha, em frente à desembocadura do Rio Cabelo; Jacarapé, em frente à rua do Centro de Convenções, Arraial, em frente à desembocadura do Rio Cuiá, e Sol, em frente à desembocadura do Rio Camurupim.

Alguns detalhes, mostram a gravidade do problema de poluição de praias na Capital.

No relatório deste fim de semana, existem três trechos impróprios para banho na praia de Manaíra, bairro onde estão localizados grande quantidade de restaurantes e botecos, além de três shoppings. Portanto, uma área turística.

Existem quatro trechos de praias impróprios na área onde está sendo implantado o polo turístico, com a construção de grandes resorts, sendo três praticamente na frente da área escolhida para ser o grande negócio turístico do Estado. São as praias de Jacarapé, Arraial e Sol. A praia na Penha fica um pouco afastada, mas está na mesma área.

Como implantar um polo turístico numa área em que as praias estão impróprios para banho? É inexplicável.

Por que essa área que nem é tão habitada já se encontra tão amplamente poluída? É estanho.

Por que o problema de Manaíra, que é bastante antigo, nunca é resolvido?  Difícil entender.

Como permitir que um belo trecho de praia, mas bem curto, que é Cabo Branco, tenha dois pontos impróprios para banho?

Dois ou três anos atrás, o Ministério Público chamou os órgãos públicos (Estado e Município) para revolver o problema. Iniciou-se uma ação conjunta, mas, pelo visto, tudo foi abandonado.

A situação clama por providências urgentes. Não basta a beleza das praias. É preciso que elas estejam limpinhas. Esse é um direito da população local e dos turistas.

Outros praias impróprias

Cabedelo: Camboinha, no final da rua Benício de Oliveira;

Pitimbu: Barra do Abiaí, no foz do rio Abiaí; Pitimbu, no final da rua da Paz; Maceió, em frente à desembocadura do riacho Velho; Gaurita, em frente à desembocadura da Lagoa; Azul/Santa Rita, em frente às galerias de águas pluviais; Coqueiros, no final da rua Almirante Tamandaré; Ponta dos Coqueiros, em frente à desembocadura da Lagoa; Acaú/Pontinha, em frente à desembocadura do rio Goiana.

Lucena: Fagundes, no final da travessa São José.


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.