TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

Coluna - Josival Pereira

Campina Grande já se consolida como importante hub de aviação regional 

O aeroporto de Campina Grande já é o 7° mais movimentado no circuito da aviação regional

Por Josival Pereira Publicado em
Campina Grande já se consolida como importante hub de aviação regional 
Campina Grande já se consolida como importante hub de aviação regional  (Foto: Divulgação)

A cidade de Campina Grande vai mesmo se consolidar como hub da aviação regional. Os números já estão indicando essa realidade. O aeroporto de Campina Grande já é o 7° mais movimentado no circuito da aviação regional. Era o 9° em setembro do ano passado.

Subir duas posições no ranking não é pouco. Representa um crescimento de 171%, o maior entre todos centros regionais de conexão. O movimento triplicou, com 9.755 passageiros (abaixo a tabela dos principais centros de aviação regional e a movimentação).

Essa posição de destaque de Campina Grande tem sido registrada na imprensa especializada e ganhou reportagem recente no jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza, com o título “O que está por trás do sucesso da ampliação da Azul em Campina Grande?”.

Algumas respostas são que, atualmente, Campina Grande é o ponto do interior mais conectado ao Nordeste, com voos para Salvador, Recife e Fortaleza. É o único centro regional de aviação, fora da Bahia, que possui ligação direta com o Rio de Janeiro.

A ocupação média no aeroporto de Campina Grande tem sido superior a 80%, mesmo nível de qualquer grande centro.

A reportagem aponta como uma das razões da transformação de Campina Grande ao “olhar fora da caixa da Azul”. De fato, a empresa tem investido fortemente na aviação regional, com aviões de diversos portes, criando centros na Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba.

No caso de Campina Grande, a Azul ganhou a parceria do governador João Azevedo. O governo do Estado entrou com benefícios fiscais para o combustível e governador entrou também com a força política para conseguir a ampliação do aeroporto através do Ministério de Portos e Aeroportos.

Outro fator que contribuiu com a consolidação do hub regional de aviação em Campina Grande é a movimentação dos nordestinos nos céus.

Foram mais de 27 milhões de passageiros de avião no último ano. Esses números correspondem a mais de 90% da movimentação no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Para a Paraíba, é muito bom o que está acontecendo.

A torcida agora é que também se consolide a movimentação nos aeroportos de Patos e Cajazeiras.

Leia também:


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.