TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

coluna josival pereira

Direção do PT estabelece 2 pré-requisitos para lançamento de candidatos a prefeito nas capitais

Veja, na íntegra, o teor do item 5 da resolução da Executiva nacional do PT

Por Josival Pereira Publicado em
Direção do PT estabelece 2 pré-requisitos para lançamento de candidatos a prefeito nas capitais
Direção do PT estabelece 2 pré-requisitos para lançamento de candidatos a prefeito nas capitais (Foto: Paulo Pinto/Agência PT)

A resolução aprovada pela direção do PT para guiar as decisões sobre as eleições municipais de 2024 estabelece duas condições ou dois pré-requisitos para o lançamento de candidaturas a prefeito nas Capitais.

A primeira condição é que o partido disponha de lideranças despontando em pesquisas.

O outro pré-requisito, mais taxativo, é que seja lançado candidato onde o a legenda tenha obtido vitórias ou votações significativas nos dois últimos pleitos.

Veja a seguir, na íntegra, o teor do item 5 da resolução da Executiva nacional do PT:

5. Além disso, devemos empenhar esforços para garantirmos candidaturas do PT nas eleições das capitais onde tenhamos lideranças despontando em pesquisas e/ou onde tenhamos obtido vitórias ou votações significativas nos dois últimos pleitos; nos municípios com mais de 100 mil eleitores; nos municípios caracterizados como polo regional e nos municípios que possuem emissora de TV de caráter regional.

Como João Pessoa se enquadra na resolução?

A Capital paraibana não atende ao segundo requisito estabelecido pela direção nacional do PT para a apresentação de candidatos a prefeito nas capitais. Não venceu nem obteve votações significativas nos dois últimos pleitos.

Em 2016, com a candidatura do professor Charliton Machado, a chapa petista obteve apenas 4,43%. Nas eleições de 2020, o deputado Anísio Maia se rebelou contra a orientação da direção nacional, manteve a candidatura a prefeito por força de determinação judicial, mas obteve apenas 1,49%. Mesmo o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), que tinha o apoio da direção nacional, ficou na 6ª posição, com 10,68% da votação.

Resta ao PT local tentar atender ao primeiro requisito, que é dispor de candidato despontando nas pesquisas. Não existe uma definição clara sobre o que seja “despontando em pesquisas”. Um dirigente petista acredita que seja a ostentação de percentuais que garantam a presença do candidato petista num provável segundo turno.

Não existem novas pesquisas recentes conhecidas sobre o quadro da disputa em João Pessoa.

Dentro do PT, os dois deputados estaduais de legenda - Luciano Cartaxo e Cid Ramos - pleiteiam a vaga de candidato a prefeito, mas, pela resolução, a decisão final, certamente, caberá à direção nacional do partido.

Leia também:

Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.