TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

coluna - Josival Pereira

Bruno: Eu e Efraim estamos literalmente unidos

Por Josival Pereira Publicado em
Bruno cunha lima efraim filho 01

O prefeito de Campina Grande ainda tem bastante prazo para escolher o partido pelo qual vai disputar a reeleição em 2024. Ainda dispõe de pouco mais de 9 meses, conforme a legislação eleitoral, que estabelece o prazo mínimo de 6 meses para filiação de quem pretende ser candidato.

Mas, pelo visto, Bruno parece inclinado a aceitar o convite do senador Efraim Filho para se filiar ao União Brasil (União). Em entrevista ao programa Tambaú Debate, nesta terça-feira, ele acabou proferindo uma declaração emblemática sobre o assunto: Eu e Efraim estamos literalmente unidos.

A frase não é um anúncio. Bruno e Efraim podem se unir politicamente independente da filiação partidária. A legislação prevê a celebração de coligações, por exemplo. Todavia, a declaração parece ser um prenúncio, que são indícios que precedem o acontecimento.

Há muitas razões para se acreditar que o destino de Bruno seja o União Brasil. O prefeito campinense foi um entusiasta do acordo feito nas eleições de 2020, que resultou na formação da chapa de Pedro Cunha Lima como candidato a governador (PSDB) e de Efraim Filho como candidato a senador. Depois da campanha, Efraim se aproximou da gestão, destinando recursos de emendas para Campina Grande e abrindo portas para Bruno em Brasília, e hoje trocam elogios públicos frequentemente.

Além disso, o próprio quadro de partidos da oposição na Paraíba favorece o União Brasil. O PSDB é um partido de casa e não soma a Bruno nas atuais circunstâncias. Será aliado de qualquer jeito, sem falar que, nacionalmente, os tucanos se apresentam meio sem rumo. O PL tem o total controle do deputado Wellington Roberto, o que não deixaria Bruno confortável, e, pelas posições mais radicais, pode prejudicar alianças mais amplas. Outras legendas da oposição são pequenas e não ajudariam na estrutura da campanha como a União Brasil.

Já o partido ao qual Bruno está filiado, o PSD, está sob o controle da senadora Daniella Ribeiro, que também pode ser candidata a prefeita, e não oferece nenhuma segurança a Bruno.

Assim, o partido que pode oferecer as melhores condições para a campanha e segurança para o futuro ao o prefeito Bruno Cunha Lima parece ser mesmo o União Brasil.

Leia também:


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.